2

Quem é Gonzalo Mastriani? Conheça o atacante que deve reforçar o América

Uruguaio de 29 anos está próximo de ser oficializado pelo Coelho; Superesportes conversou com jornalistas que acompanharam a trajetória do jogador no Barcelona

09/08/2022 06:00 / atualizado em 08/08/2022 17:26
compartilhe
Veja números e características de Gonzalo Mastriani, próximo de ser anunciado pelo América
foto: Divulgação/Barcelona

Veja números e características de Gonzalo Mastriani, próximo de ser anunciado pelo América


Próximo de ser anunciado pelo América, Gonzalo Mastriani gera expectativas na torcida do Coelho. Mas quem é o atacante uruguaio? O Superesportes conversou com jornalistas que o acompanharam de perto no Equador e levantou números do (ainda) jogador do Barcelona-EQU. 

Veja, no vídeo abaixo, o próprio atleta de 29 anos contando um pouco sobre sua trajetória. No material divulgado pelo clube equatoriano, ele conta que tem como referências na posição Ronaldo, Cresp, Inzaghi, Cavani e Ibrahimovic.



Mastriani iniciou a carreira no CA Cerro, time de pequeno porte do Uruguai. Com apenas 19 anos, marcou 12 gols em 30 partidas logo em sua primeira temporada. No ano seguinte, foram dois tentos em 10 partidas antes de ser contratado pelo Parma, da Itália.

No entanto, o atacante nunca chegou a vestir a camisa do novo clube. Passou por empréstimo no Cotrone-ITA, Gorica-ELO e Olhanense-POR entre 2013 e 2015. Ao todo, foram apenas sete gols em 44 partidas pelos três times. 

Em 2016, deixou o Parma e acertou a volta ao Uruguai, desta vez para defender o Rentistas. Marcou cinco vezes em 23 jogos e logo foi para o Tampico Madero, do México, por empréstimo. No país, ainda defendeu o Alebrijes, mas sem sucesso.

Mastriani retornou mais uma vez ao Uruguai em 2017, para atuar pelo Sud América. No ano seguinte, foi para o Boston River antes de desembarcar no Equador. Marcou 12 gols em 58 partidas pelos dois clubes.

Destaque no Equador


As duas melhores temporadas de Mastriani ocorreram em 2019 e 2020, pelo Guayaquil City: marcou 24 gols nas 54 vezes em que entrou em campo. Com destaque no país, foi contratado pelo Barcelona-EQU por 370 mil euros, de acordo com o site Transfermarkt.

Em sua primeira temporada, terminou com 9 gols em 40 jogos, entre o Campeonato Equatoriano e a Copa Libertadores. O camisa 9 foi o carrasco do Fluminense ao marcar o gol que eliminou o Tricolor das quartas de final da Libertadores no último minuto do jogo de volta.

Neste ano, ele tem 10 gols em 27 jogos - sendo 19 como titular -, em três torneios - Equatoriano, Copa Sul-Americana e Libertadores. 

Steffano Dueñas, jornalista equatoriano do portal Diario Expreso, avalia o uruguaio como um líder, que cria muitas oportunidades, mas não tem números tão bons.

"Mastriani é um líder, que produz muitas jogadas no ataque. Adere à ideia de ser referência na área, mas também gosta de sair. Um canhoto nato, que não tem as melhores estatísticas de gols - por isso o Barcelona se reforçou para essa posição recentemente. Tem bom controle de bola e facilidade para se desmarcar. Seus movimentos em campo são melhores que suas estatísticas", analisou o jornalista. 

Carlos Luis Bailón, setorista do Barcelona no El Canal del Fútbol, compartilha da opinião. Ele destaca a movimentação de Mastriani e o poder de marcação do uruguaio.

"Antes de vir para o Barcelona, Mastriani era um atacante com vários gols. Ele se move muito. Colabora muito para recuperar a bola. Tem jogado mais como centroavante, mas não fica estático no ataque. Sempre se movimenta", analisa.

Por outro lado, Carlos afirma que o jogo aéreo e a falta de tranquilidade em frente ao gol atrapalham o jogador a ter bons números. 

"Seu ponto fraco é que ele não é tão bom no jogo aéreo. Ele também precisa de um pouco mais de calma na hora de finalizar. Se precipita muito para chutar ao gol e falha várias vezes por tomar decisões erradas", afirma.

Mastriani no América


Mastriani está muito próximo de ser confirmado como nova contratação do América. Caso seja anunciado nos próximos dias, o atacante já poderá reforçar o Coelho na disputa das quartas de final contra o São Paulo. O jogo de volta está marcado para às 21h do dia 18, quinta-feira, no Independência. 

Contratações do América para a temporada de 2022



Com a chegada do uruguaio, o técnico Vagner Mancini terá quatro centroavantes como opção. No entanto, desses, apenas Henrique Almeida joga frequentemente, visto que Aloísio e Wellington Paulista sofrem muito com lesões. 

Em entrevista coletiva após a vitória do Coelho por 2 a 0 sobre o Juventude, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro, Mancini elogiou o possível reforço e detalhou as características observadas pelo clube mineiro. 

"Ainda não está fechado, mas há a possibilidade. Dentro daquilo que ele mostrou nos dois jogos diante do América e também o estudo que foi feito, nos interessa sim. É um finalizador, tem jogo aéreo, sai bem da área, canhoto que sabe fazer gols. Dando certo, eu não tenho dúvidas que ele vai me ajudar e muito ao longo de um bom período", disse.

Mastriani sequer foi relacionado para o jogo do Barcelona no fim de semana. Com negociações avançadas, clube equatoriano e América ainda definem se o atacante será cedido por empréstimo com opção de compra ou em definitivo. 

Compartilhe