2

América encara o 'carrasco' São Paulo, pressionado por perder Sul-Americana

América enfrentará o São Paulo nesta quinta-feira (5), às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

04/10/2022 06:00 / atualizado em 03/10/2022 18:29
compartilhe
Juninho (esq) durante duelo entre América e São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil
foto: Mourão Panda / América

Juninho (esq) durante duelo entre América e São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Considerado historicamente 'carrasco' do América, o São Paulo chegará pressionado para o duelo entre os times após perder a final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle-EQU. O Coelho e o Tricolor Paulista se enfrentarão às 20h desta quinta-feira (5), no Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da Série A.
 
 

Há 10 anos sem conquistar um título internacional, o São Paulo perdeu a final da Sul-Americana para o Independiente del Valle-EQU, por 2 a 0, nesse sábado (1). A partida foi realizada no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Com o vice-campeonato, o Tricolor Paulista, também eliminado da Copa do Brasil, corre o risco de não se classificar à Libertadores. Atualmente, o time é o 13º colocado na Série A, com 37 pontos. Devido a tais resultados, o ídolo e técnico Rogério Ceni não garante sua permanência no clube.

"São coisas que vou pensar nos próximos dias (permanência). Temos dez jogos de Campeonato Brasileiro. Apesar de não ter possibilidade de título, temos de fazer o máximo de pontos possíveis para tentar uma vaga na pré-Libertadores. Caso contrário, começa um 2023 exatamente da mesma maneira que 2022", disse Ceni.
 


Retrospecto


Historicamente, o São Paulo leva a melhor nos duelos diante o América. No retrospecto geral dos jogos, os times se enfrentaram 20 vezes: os paulistas venceram 12 confrontos, os mineiros dois e seis terminaram em empate.

Nesta temporada, o Coelho chegou até mesmo a ser eliminado para o tricolor nas quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo tendo bom desempenho, principalmente no duelo de volta, no Independência, os alviverdes saíram com inferioridade de 3 a 2 no placar agregado.

Em contrapartida, um dos momentos mais simbólicos da história do América foi conquistado após uma vitória sobre o São Paulo. Em 2021, o Coelho aplicou um 2 a 0 nos paulistas, na 38ª rodada da Série A, e garantiu classificação à Copa Libertadores pela primeira vez desde sua fundação.
 


Compartilhe