2

América tenta quebrar longo tabu contra o Flamengo no Independência

Com apenas duas vitórias em 15 jogos, Coelho não triunfa sobre o time carioca há 22 anos; times se enfrentam neste sábado, às 19h, no Horto

21/10/2022 06:00 / atualizado em 21/10/2022 08:33
compartilhe
América e Flamengo disputaram apenas dois jogos no Independência
foto: Mourão Panda/América

América e Flamengo disputaram apenas dois jogos no Independência


O retrospecto entre América e Flamengo definitivamente não é positivo para o clube mineiro, que tentará vencer o adversário pela primeira vez no Independência neste sábado (22/10), às 19h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em confrontos gerais, o Coelho não bate a equipe carioca há 22 anos.


 
Em 17 jogos, são 10 vitórias rubro-negras, cinco empates e apenas duas vitórias alviverdes. A última vez em que o América triunfou sobre o Flamengo ocorreu em 18 de outubro de 2000, pela primeira fase da Copa Havelange, antigo Brasileirão.
 
Na ocasião, os donos da casa abriram o placar com Petkovic, mas Zé Afonso igualou o placar no Maracanã ainda no primeiro tempo. O atacante garantiu a virada história para o Coelho ao marcar novamente aos 36 minutos do segundo tempo.
 
A outra vitória americana foi a única da história em Belo Horizonte, mas no Mineirão. Em 11 de novembro de 1972, o time mineiro bateu o Flamengo com gols de Tião e Ely Mendes também pela primeira fase da Copa Havelange. 
 
Na época, Yustrich levou a melhor no duelo fora de campo com Zagallo, que havia sido técnico do tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira dois anos antes, em 1970.
 

América x Flamengo no Independência

 
Apesar de nunca ter vencido o Flamengo no Independência, o Coelho também nunca foi derrotado. Em apenas dois confrontos no estádio, foram dois empates: 2 a 2 em 2018 e 1 a 1 em 2021.
 
Neste sábado, a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini deve encarar o time reserva do Rubro-Negro, que venceu a Copa do Brasil na quarta-feira e disputará a partida sem grandes motivações na competição. 
 
O Coelho está na oitava posição na tabela, com 45 pontos. Já o Flamengo é o terceiro colocado, com 55 pontos, e já está garantido na Copa Libertadores de 2023. 


Compartilhe