Além de ser uma das principais lideranças do América, Juninho tem contribuído ofensivamente no Campeonato Brasileiro. Aos 35 anos, ele é o volante que mais participou de gols na Série A, ao lado de Edenilson, do Internacional. Os números são do site de estatísticas SofaScore.
Ao todo, são três gols e seis assistências na competição. Nessa quarta-feira (26/10), o meio-campista fez o cruzamento para Wellington Paulista marcar o segundo do Coelho no empate em 2 a 2 com o Goiás, no Estádio da Serrinha, pela 34ª rodada.
O volante é o atleta do América com mais participações em gols no Campeonato Brasileiro e o sétimo geral na lista de assistências, empatado com Wellington, do São Paulo, e Carlos de Pena, do Internacional.
Ainda restando quatro jogos para o fim da temporada, este já é o ano em que Juninho mais participou de gols na carreira, com 11 no total - com três bolas nas redes e oito passes. A melhor marca até então ocorreu em 2019, quando o volante marcou cinco gols e deu quatro assistências.
Juninho no América
O capitão do time tem 49 jogos na temporada e é considerado peça fundamental no esquema de Vagner Mancini. Com 323 partidas disputadas desde a chegada ao América, em 2016, ele está próximo de ultrapassar o ex-goleiro Tonho (325 jogos) e se tornar o terceiro jogador com mais partidas na história do clube.
Juninho tem vínculo com o Coelho até o fim da próxima temporada. Sob o comando de Mancini, tem mostrado evolução técnica e chegado com maior qualidade ao ataque em 2022.
Curiosamente, a próxima partida do América será contra o Internacional, de Edenilson. Os times se enfrentarão na próxima quarta-feira (2/11), às 16h, no Independência, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.