A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (28/10), o áudio do VAR no empate em 2 a 2 entre América e Goiás. A partida foi disputada na quarta-feira, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, e válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos nove minutos do segundo tempo, quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães assinalou pênalti para o Coelho após a bola bater na mão de Caetano, em lateral cobrado por Cáceres.
O árbitro de vídeo, Daniel Nobre Bins, pediu ao dono do apito para checar o lance no televisor, mas a decisão de campo foi mantida. Aloísio cobrou forte no ângulo esquerdo e abriu o placar.
No áudio divulgado, o VAR recomenda a revisão pois entende que o braço do defensor está como referência. No entanto, Wagner vê um movimento proposital do atleta do Goiás. Veja o diálogo:
VAR: "No primeiro momento, penal por mão, é isso?"
Árbitro: "Isso, dá mão. Ele faz o movimento."
VAR: "Recomendo revisão para possível não penal. O braço está como referência na frente do corpo do adversário, sem movimento adicional."
Árbitro: "A mão dele pega... olha só, vamos lá. O jogador vai dominar a bola no peito, ele com o braço na frente. Ele impede esse domínio jogando o braço na bola. Bate no braço e impede o domínio do jogador. Para mim, vou manter o penal."
VAR: "Ok, teu entendimento de jogo."
Árbitro: "Ok, para mim ele ia dominar a bola, e esse braço do jogador defensor impede o domínio da bola, fazendo um bloqueio."
Apesar do pênalti convertido, o América saiu da Serrinha com apenas um ponto e caiu para a 11ª posição no Brasileiro, com 46 pontos. O Coelho voltará a campo na próxima quarta-feira, às 16h, quando receberá o Internacional no Independência, pela 35ª rodada da Série A.