2

América lança rap antirracista com participações de Juninho e Danilo Avelar

América lança clipe antirracista com participação do volante ativista Juninho e do zagueiro Danilo Avelar, que cometeu injúria no passado e busca se redimir

21/11/2022 15:55 / atualizado em 21/11/2022 16:53
compartilhe
América produz clipe antirracista com participação de Danilo Avelar (esq) e Juninho (dir)
foto: Reprodução/América

América produz clipe antirracista com participação de Danilo Avelar (esq) e Juninho (dir)

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11), o América lançou um rap antirracista nesta segunda-feira (21/11), em parceria com a Volt Sport, fornecedora de material esportiva. O clipe tem como vocalista o rapper 'Dan dos Verso', natural do Sul de Minas, e conta com a participação do volante Juninho e do zagueiro Danilo Avelar.

O América e a empresa de material esportivo promoverão uma semana com diversos conteúdos antirracistas. A campanha é marcada pela hashtag  "#ConsciênciaNegraTodoDia". Vale destacar que o clube lançou uma camisa nesta temporada em homenagem à luta contra o preconceito racial.


Capitão do América e ativista, Juninho participou do clipe por ter relação pública e direta no combate contra o racismo. Já o defensor Danilo Avelar tem relação com a pauta por ter cometido injúria racial em julho de 2021. Durante partida do jogo online "Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)", o zagueiro chamou um usuário de "fih (filho) de uma rapariga preta".

Posteriormente às ofensas, o atleta teve seu contrato rescindido com o Corinthians, clube em que atuava na época. Atualmente, após reconhecer o erro, o Avelar busca conhecimento com cursos e atividades sobre o tema, sendo um ativista da causa.

A letra, composta por 'Dan dos Verso', cita o 'processo de redenção' do jogador: "Estou aqui para te lembrar sobre a segunda chance do América, o Avelar, que entendeu seus erros e se redimiu. Procurou crescer e evoluiu".
 
 

A campanha


Segundo idealizadores, o clipe "Consciência América" tem como intuito aproveitar a influência do futebol na sociedade para promover o combate a qualquer tipo de preconceito racial ou de outra ordem. A letra traz elementos da história do América e da vida do Rei Pelé e do ídolo Jair Bala, incentivando para que todos repensem como a inclusão e a diversidade enriquecem a nossa trajetória.

Fernando Kleimmann, sócio e co-fundador da Volt, destaca que a empresa de material esportivo tem em sua essência o envolvimento em causas do tipo: "Lançamos as camisas da Consciência Negra como meio de abrir os olhos das pessoas para a causa e fazer com que o combate ao racismo seja diário", disse.

Para Marcone Barbosa, diretor de marketing e negócios do América, o clipe é mais um conteúdo que demonstra a atuação institucional do clube nas causas sociais e culturais, indo além do futebol: "É uma apresentação que marca o espírito do América em ser atuante contra o preconceito e fazer com que as pessoas se sintam incluídas nessa campanha, avaliou".



Compartilhe