2

América oficializa compra de Benítez e assina com meia até 2025

Meio-campista argentino de 28 anos esteve emprestado em 2022, se destacou e permanecerá no Coelho por mais três temporadas

23/12/2022 13:02
compartilhe
Benítez se destacou com a camisa do Coelho
foto: Mourão Panda/América

Benítez se destacou com a camisa do Coelho

O América oficializou, na tarde desta sexta-feira, a compra do meia Martín Benítez, de 28 anos. O clube chegou a um acordo com o Independiente, da Argentina, no fim de novembro, mas aguardava a chegada da documentação para finalizar os trâmites. O jogador assina com o Coelho até o fim de 2025.

As contratações do América para 2023



Na época da negociação, a reportagem apurou com o clube argentino que o América pagará U$ 1,3 milhão (R$ 6,8 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos do atleta de 28 anos. Em contato com o Superesportes, uma fonte da diretoria do Coelho afirma que o valor não será tão elevado.


O técnico do Independiente, Leandro Stillitiano, até tinha o desejo da permanência do meio-campista, porém o clube argentino optou pela venda devido à crise financeira. Outra motivação para o acordo foi o interesse de Benítez em permanecer no América.

Pelo lado do clube mineiro, a negociação envolvendo U$ 1,3 milhão só foi possível por causa da premiação recebida em 2022, pelo desempenho no Brasileirão e na Libertadores, e a venda de alguns jogadores neste ano. 

Agora contratado em definitivo, o meia havia sido emprestado ao time mineiro em julho de 2022. Ele assinou com a equipe alviverde após passagem apagada no Grêmio, também por empréstimo. Muito devido à série de lesões consecutivas e ao futebol abaixo das expectativas mostrado no Sul, Benítez chegou ao Lanna Drummond coberto de desconfianças.

Porém, com o passar do tempo, o meia demonstrou seu talento e ganhou a confiança do técnico Vagner Mancini. Longe de lesões, Martín foi titular e um dos destaques do América em todas as últimas quatro partidas do time na Série A do Campeonato Brasileiro.

No total, foram 15 jogos com a camisa alviverde, um gol e três assistências. Enquanto esteve apto para jogar, o armador sempre foi utlizado por Mancini. Prova disso é que Benítez não entrou em campo em apenas uma das 16 partidas em que foi relacionado. Na próxima temporada, o América poderá utilizar o argentino, Alê, Emmanuel Martínez e Matheusinho na armação do time.

Trajetória de Benítez

 
Revelado pelo Independiente, Martín Benítez sempre foi considerado uma das grandes promessas do futebol argentino. Estreou profissionalmente em 2012, com 18 anos, mas foi apenas em 2017 que conquistou seu grande título na carreira: a Copa Sul-Americana, em cima do Flamengo.

Após um início de 2020 de pouco destaque, se transferiu ao Vasco, por empréstimo. Por lá, ganhou o prestígio da torcida cruzmaltina com sua técnica refinada e criação de jogadas, mas sofreu com lesões e perdeu jogos importantes na temporada. No fim do ano, a equipe carioca terminou rebaixada para a segunda divisão.

Apesar dos problemas físicos, devido aos momentos de qualidade individual, o São Paulo acertou sua contratação em 2021. No Tricolor Paulista, começou bem e conquistou o Campeonato Paulista, mas foi atrapalhado novamente por lesões. Em 42 partidas, balançou as redes quatro vezes e deu seis assistências.
 
De acordo com o site oGol, no Independiente, durante nove temporadas, Benítez fez 198 jogos, 30 gols e deu 14 passes para seus companheiros marcarem. Já no Vasco, foram 33 duelos, 3 redes balançadas e 3 assistências.

Compartilhe