2

Copa Sul-Americana: veja possíveis adversários do América na fase de grupos

Com mais 16 classificados nessa quinta-feira, torneio continental aguarda apenas eliminados na terceira fase da Libertadores para ter todos os potes definidos

10/03/2023 19:31 / atualizado em 10/03/2023 20:34
compartilhe
América deve estrear na Sul-Americana na primeira semana de abril
foto: Divulgação/América

América deve estrear na Sul-Americana na primeira semana de abril

 
Com a definição de mais 16 times classificados à fase de grupos da Copa Sul-Americana, nessa quinta-feira (9/3), o América já conhece a maior parte dos possíveis adversários na competição. 
 
 

O sorteio desta fase está marcado para 27 de março. Além do Coelho, estão garantidos no torneio outros cinco brasileiros: Botafogo, Goiás, Bragantino, Santos e São Paulo. Desses, apenas o clube goiano está no mesmo pote que o time mineiro.

A divisão foi feita de acordo com a posição de cada clube no ranking divulgado pela Conmebol em dezembro do ano passado.

Conforme o regulamento da Sul-Americana, haverá direcionamento no sorteio para que equipes do mesmo país não caiam no mesmo grupo. A norma consta na página 41 do "Manual de Clubes" da competição.

"Note-se que dentro do mesmo grupo não pode haver duas equipas do mesmo país. Portanto, se forem sorteados, passarão a ocupar o próximo grupo e será feito um novo
sorteio de outra equipe para esse grupo".

Desta forma, o América, integrante do pote 3, não poderá ser do mesmo grupo que São Paulo, Santos (os dois no pote 1), Botafogo e Bragantino (ambos no pote 2).

Os potenciais rivais do Coelho no torneio são Peñarol-URU, LDU Quito-EQU, Estudiantes-ARG, San Lorenzo-ARG, Emelec-EQU e Santa Fe-COL (pote 1); Guaraní-PAR, Universitario-PER, Tolima-COL, Newell's Old Boys-ARG, Defensa y Justicia-ARG e Palestino-CHI (pote 2); Gimnasia y Esgrima-ARG, Tacuary-PAR, Puerto Cabello-VEN, Audax Italiano-CHI e os times eliminados na terceira fase preliminar da Libertadores (pote 4).

Na Sul-Americana, os primeiros colocados se classificam diretamente para as oitavas de final. Já os times que ficarem em segundo lugar encaram os terceiros da fase de grupos da Libertadores em uma etapa prévia. 

O América deve estrear na competição na primeira semana de abril. A final está marcada inicialmente para 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. 

Potes da Copa Sul-Americana 2023:


  • Pote 1: São Paulo, Santos, Peñarol, LDU, Estudiantes, San Lorenzo, Emelec e Santa Fe;

  • Pote 2: Botafogo, RB Bragantino, Guaraní, Universitario, Tolima, Newell's Old Boys, Defensa y Justicia e Palestino;

  • Pote 3: América, Goiás, Blooming, César Vallejo, Oriente Petrolero, Danubio, Tigre e Estudiantes de Mérida;

  • Pote 4: Gimnasia y Esgrima, Tacuary, Puerto Cabello, Audax Italiano; times que virão da fase preliminar da Libertadores

Compartilhe