2

América encara penta da Libertadores, campeão da Sula e grande da Colômbia

Coelho representará o estado de Minas Gerais na Sul-Americana de 2023, edição que marcará a sua estreia no torneio continental

28/03/2023 05:00 / atualizado em 28/03/2023 09:57
compartilhe
Aloísio, Abel Hernández, Cataño e Nicolás Fernández se encontrarão na Sul-Americana
foto: Reprodução Instagram

Aloísio, Abel Hernández, Cataño e Nicolás Fernández se encontrarão na Sul-Americana


O América conheceu nessa noite de segunda-feira os seus adversários na fase de grupos da Sul-Americana de 2023, que marcará a estreia do clube na competição. O time mineiro enfrentará o Peñarol, do Uruguai; Defensa y Justicia, da Argentina; e o Millonarios, da Colômbia.
Em meio ao Grupo F, o Coelho desafiará a tradição dos adversários. O Peñarol é pentacampeão da Libertadores. Já o Defensa y Justicia venceu a Sul-Americana em 2020, enquanto o Millonarios é o segundo time mais vitorioso do Campeonato Colombiano.

E vale destacar que esta edição do torneio foi adicionada uma fase, antes das oitavas de final. Os oito vice-líderes dos grupos participarão de uma rodada preliminar ao tradicional mata-mata, na qual enfrentarão os terceiros colocados das chaves da Copa Libertadores.

Portanto, América, Defensa y Justicia, Millonarios e Penãrol disputarão uma vaga direta nas oitavas, enquanto o segundo colocado terá um confronto anterior que valerá a permanência no torneio, evidenciando a importância de liderar o grupo. 

Defensa y Justicia-ARG


O Defensa y Justicia é um fenômeno do futebol argentino. Trata-se de um caso raro de um time que disputou todas as divisões nacionais e estava na Segunda Divisão até 2013, ou seja, estreou na elite há nove anos. Subiu, se consolidou e é uma das equipes da Argentina com melhores participações recentes no cenário sul-americano.

Três anos depois de estrear no Campeonato Argentino, o Defensa y Justicia fez as suas primeiras partidas internacionais e, inclusive, eliminou o São Paulo da Sul-Americana de 2017. E é justamente neste torneio que o clube colocou seu nome na história. 

Após chegar às quartas em 2018, o Defensa y Justicia seguiu se consolidando no cenário continental e ergueu a taça da Sul-Americana em 2020 ao derrotar o Lanús na decisão. Como consequência, o time disputou a Recopa e venceu o Palmeiras, sendo estes os principais títulos da sua história. 

Atualmente, a equipe está na 3º colocação do Argentino, com 14 pontos em oito jogos, quatro tentos atrás do líder River Plate. O bom momento interno é evidente ao observar que a equipe somou apenas duas derrotas em seus últimos 18 jogos. 

Millonarios-COL


Um dos mais tradicionais clubes da Colômbia estará neste Grupo F da Sul-Americana. Com 15 títulos, o Millonarios é o segundo maior vencedor do Campeonato Colombiano e também ostenta cinco taças da Copa da Colômbia, incluindo a edição de 2022. 

Além disso, o time faz parte do "grupo dos incaíveis" no seu país, pois, junto de Independiente Santa Fe e Atlético Nacional, sempre esteve na elite colombiana. Ao lado dos representantes de Cali, o América e o Deportivo, eles são os maiores clubes da Colômbia.

Já no cenário internacional, o Millonarios ainda persegue o primeiro grande título internacional. A equipe foi semifinalista da Libertadores em três oportunidades, mas a última ida a esta fase foi em 1974 – há quase meio século. Já na Sul-Americana, os colombianos disputaram a semifinal em 2007 e 2012 e ainda sonham com uma decisão continental. 

E o time só está na Sul-Americana por uma queda na Libertadores. O Millonarios foi eliminado pelo Atlético na terceira fase da competição e disputará a Sula com o América. Vale destacar que atualmente o time está na quarta colocação do Colombiano com 17 pontos e, em 14 jogos em 2023, a equipe soma só seis vitórias.


Peñarol-URU


Um clube que ostenta tradição. O Peñarol é o segundo time que mais conquistou títulos nacionais no mundo, atrás do Linfield (56), da Irlanda do Norte, e do Rangers (55), da Escócia.

Os uruguaios somam 51 taças da liga local, cinco conquistas da Copa Libertadores e três troféus intercontinentais, se destacando como um dos gigantes do futebol sul-americano.

No entanto, o último título de Libertadores ocorreu em 1987, e a equipe vive outro momento. O Peñarol até chegou à semifinal da Sul-Americana em 2021, mas sua última aparição continental foi decepcionante: ficou em último na fase de grupos da Libertadores de 2022 e foi eliminado. 

E o desempenho na competição continental não foi o auge da instabilidade do clube uruguaio. Na liga nacional, o Peñarol ficou em quinto e, por isso, está na Sul-Americana. Essa colocação é preocupante ao notar que, em 111 das 119 edições do Campeonato Uruguaio, o time ficou entre os quatro melhores.

Porém, atualmente, o Peñarol está se recuperando. O clube uruguaio é líder do torneio nacional com 17 pontos e perdeu apenas uma partida em 2023: diante do Liverpool, em 25 de março, no último jogo da equipe. 



Compartilhe