2

Destaques do América-MG na Copinha ganham espaço no time principal

Breno e Renato Marques foram titulares nas vitórias do América-MG sobre Internacional, na Copa do Brasil, e Fortaleza, no Campeonato Brasileiro

21/05/2023 06:00
compartilhe
Renato Marques, atacante do América-MG
foto: Mourão Panda/América

Renato Marques, atacante do América-MG


O mau começo do América-MG no Campeonato Brasileiro fez o técnico Vagner Mancini tomar uma decisão inusitada a partir do jogo contra o Internacional na Copa do Brasil. Ele mexeu em praticamente toda a escalação, não poupando nem mesmo nomes de peso como o goleiro Matheus Cavichioli, os meio-campistas Juninho e Benítez e o atacante Aloísio. A estratégia deu certo, pois o Coelho bateu o Colorado por 2 a 0, no Independência, pelo jogo de ida das oitavas de final. Mancini repetiu a dose diante do Fortaleza, também no Horto, pela sétima rodada da Série A. O alviverde voltou a vencer, desta vez por 2 a 1.

Na nova equipe titular estão dois jovens que se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, da qual o América foi vice-campeão ao perder a final para o Palmeiras, por 2 a 1, depois de deixar pelo caminho adversários como Santos (semifinal), Ituano (quartas de final), Bragantino (oitavas de final) e São Paulo (terceira fase). O meio-campista Breno e o atacante Renato Marques, ambos de 19 anos, atuaram nas nove partidas do Coelho no torneio de base e agora são joias em fase de lapidação no grupo principal.

Breno inclusive balançou a rede pelo América-MG em cima do Fortaleza. Ele recebeu ótimo passe de Martínez, ganhou da marcação adversária na velocidade e bateu rasteiro na saída de João Ricardo. Já Renato Marques - que desbancou Aloísio, Wellington Paulista, Mastriani e Mikael na briga por posição - tenta repetir o faro de artilheiro da base para anotar o primeiro tento como profissional. Na Copinha, o centroavante fez seis gols. No Campeonato Brasileiro Sub-20 foram quatro em nove jogos.

Breno e Renato têm contrato com o América-MG até dezembro de 2025. A renovação foi acertada em janeiro, tão logo o clube atingiu o importante feito de disputar a final da Copinha. Um colega que pode servir de inspiração para a dupla é o lateral-direito Arthur, convocado para a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 e de malas prontas para defender o Bayer Leverkusen. O clube alemão pagará 7 milhões de euros - mais de R$ 38 milhões - por 90% dos direitos econômicos do atleta. O Coelho, que detinha 70%, manterá 10% de participação em uma transferência futura.

Próximos jogos do América-MG


Tudo indica que Vagner Mancini manterá Breno e Renato Marques no compromisso contra o Defensa y Justicia, terça-feira (23), às 21h, no Independência, pela quarta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana. O volante foi inscrito no torneio com a camisa 28, enquanto o atacante usa a 78. O América-MG é o terceiro da chave, com quatro pontos, e precisa superar os argentinos (2º, com 6) para, na pior das hipóteses, ir à repescagem contra os times eliminados em terceiro na Copa Libertadores. O Millionarios, líder, soma sete. O Peñarol, lanterna, ainda não pontuou.

Breno e Renato Marques também devem defender o América-MG contra o Botafogo, primeiro do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos. O confronto será no domingo, às 18h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela oitava rodada. O clube mineiro ainda aparece na zona de rebaixamento, em 19º, com quatro pontos. Antes da vitória sobre o Fortaleza, o retrospecto apontava um empate e cinco derrotas na Série A.

Compartilhe