2

Conheça o La Guaira, primeiro adversário do Atlético na Libertadores 2021

Clube venezuelano se sagrou campeão nacional pela primeira vez em 2020; treinador do 'Naranja' já trabalhou com jogador do Galo

21/04/2021 06:00 / atualizado em 21/04/2021 02:22
compartilhe
Em 2020, o Deportivo La Guaira se sagrou campeão venezuelano pela primeira vez ao superar o Deportivo Táchira por 2 a 0, em final realizada por meio de jogo único
foto: Ederik Palencia/Deportivo La Guaira

Em 2020, o Deportivo La Guaira se sagrou campeão venezuelano pela primeira vez ao superar o Deportivo Táchira por 2 a 0, em final realizada por meio de jogo único

O Deportivo La Guaira, primeiro adversário do Atlético na Libertadores, é um clube 'novo' da Venezuela. Fundada em 2008 com o nome Real Esppor Club, a instituição tem ligação histórica com as comunidades de imigrantes espanhóis e portugueses no país. Apesar de representar a cidade litorânea de La Guaira, que tem 20 mil habitantes, a estrutura do clube está totalmente instalada em Caracas, a capital venezuelana. O 'Naranja', como é conhecido, conquistou dois títulos da Copa Venezuela (2014 e 2015) e, na última temporada, se sagrou campeão nacional pela primeira vez.

O La Guaira se fez notar em seu país pelo forte investimento nas categorias de base e por utilizar muitos dos jovens formados pelo clube na equipe profissional. A provável escalação do La Guaira para enfrentar o Atlético tem três 'crias' da casa: o goleiro Carlos Olses (que já defendeu o Racing-ARG), o lateral-direito Jon Aramburu e o atacante Darwin González.

O técnico Daniel Farías deve escalar a seguinte equipe nesta quarta-feira (21): Carlos Olses; Jon Aramburu, Francisco La Mantia, Henry Pernía e Yohan Cumaná; Arles Flores, Carlos Cermeño e Ángelo Peña; Darwin González, Aquiles Ocanto e Charlis Ortíz.

Título venezuelano


Na temporada 2020, o Deportivo La Guaira conquistou o Campeonato Venezuelano pela primeira vez. Após dez vitórias, três empates e três derrotas, o Naranja terminou a fase de grupos como líder do Grupo A e se classificou à final.

La Guaira foi campeão venezuelano em 2020
foto: Ederik Palencia/Deportivo La Guaira

La Guaira foi campeão venezuelano em 2020

Em 15 de dezembro de 2020, no Estádio Misael Delgado, em jogo único, o La Guaira enfrentou o tradicional Deportivo Táchira - oito vezes campeão venezuelano - e venceu por 2 a 0, com gols de Martín García e Charlis Ortiz. A conquista trouxe também outro feito inédito ao clube: a possibilidade de disputar a fase de grupos da Copa Libertadores pela primeira vez. Em 2019, o time foi eliminado na fase preliminar da competição.

Elenco e treinador


Em sua maioria, o elenco do Deportivo La Guaira é composto por jogadores que fizeram carreira no futebol venezuelano. Alguns jogadores tiveram experiências em ligas paralelas do futebol europeu, como Grécia e Turquia, mas não há nomes de reconhecimento internacional. O meia Carlos Cermeño, de 25 anos, e o atacante Charlis Ortíz, de 34, aparecem como os grandes destaques.

Da provável escalação do La Guaira, dois jogadores tiveram passagens pelo futebol brasileiro. O meia Angelo Peña teve breve experiência no Náutico, no segundo semestre de 2013 - última temporada em que o clube pernambucano disputou a Série A do Campeonato Brasileiro. À época, aos 23 anos, Peña teve poucas oportunidades como titular e atuou em apenas 12 partidas, sem marcar gols.

O ponta-esquerdo Aquiles Ocanto, por sua vez, atuou em solo brasileiro em 2014. No Campeonato Gaúcho, o atacante teve passagem-relâmpago pelo Juventude, onde disputou duas partidas. O clube do Rio Grande do Sul representou a única experiência internacional do atleta. Ele foi o artilheiro do La Guaira na última edição do Campeonato Venezuelano, com sete gols.

Daniel Farías, treinador do Deportivo La Guaira, iniciou sua carreira na profissão em 2009. Já passou por Deportivo Anzoátegui-VEN, Deportivo Táchira-VEN, Zulia-VEN e The Strongest-BOL. Em 2016, trabalhou como auxiliar-técnico do Cerro Porteño e, entre 2018 e 2019, também exerceu essa função na seleção da Bolívia, antes de assumir o La Guaira.

'Espião' alvinegro


O Atlético tem uma boa fonte de informações sobre o La Guaira em seu elenco. Trata-se do atacante venezuelano Jefferson Savarino, de 24 anos, que enfrentou a equipe cinco vezes entre 2013 e 2016, quando atuava pelo Zulia-VEN.

Savarino já foi treinado por Daniel Farías, técnico do La Guaira, e enfrentou a equipe em cinco oportunidades no futebol venezuelano
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Savarino já foi treinado por Daniel Farías, técnico do La Guaira, e enfrentou a equipe em cinco oportunidades no futebol venezuelano

Em 2017, seu último ano defendendo as cores do Zulia-VEN, Savarino foi treinado por Daniel Farías, atual comandante do La Guaira. A parceria, no entanto, durou pouco, já que o extremo foi transferido ao Real Salt Lake-EUA em maio daquele ano.

Pelo antigo clube, o atacante do Atlético enfrentou o La Guaira em cinco oportunidades e nunca venceu - foram três derrotas e dois empates. Apesar do histórico negativo, o ponta já marcou um gol contra o primeiro adversário do Galo na Libertadores, em partida válida pelo Campeonato Venezuelano de 2016.

Nesta temporada, o Naranja entrou em campo uma única vez. No dia 11 de abril, a equipe empatou em 0 a 0 com o Aragua, pela 1ª rodada do Campeonato Venezuelano. A falta de informações recentes sobre o time é, certamente, um fator negativo, mas a experiência de Savarino pode ajudar o Galo a encontrar bons caminhos para iniciar sua jornada internacional em 2021 com vitória.

Deportivo La Guaira e Atlético se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 19h, em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto será realizado no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas.

Experiência dos jogadores do Atlético na Libertadores

A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la!

Compartilhe