2

Candidato ao título, Atlético estreia no Brasileirão contra o Fortaleza

Times se enfrentam a partir das 11h deste domingo, no Mineirão

29/05/2021 19:30 / atualizado em 29/05/2021 16:40
compartilhe
Atlético de Guilherme Arana é um dos candidatos ao título brasileiro
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético de Guilherme Arana é um dos candidatos ao título brasileiro

Campeão mineiro e dono da melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético cumpriu com louvor os primeiros objetivos da temporada. Neste domingo, inicia uma segunda etapa, estreando no Campeonato Brasileiro contra o Fortaleza, às 11h, no Mineirão.

Quem são os favoritos ao título da Série A nas casas de apostas?


O título nacional é o maior desejo de boa parte da torcida atleticana. Afinal, a última e única vez em que foi conquistado foi em 1971, sendo que muitos alvinegros não se lembram ou nem eram nascidos. Se puder ganhar também a competição continental, como em 2013, e a Copa do Brasil, levantada em 2014, melhor ainda.

“A gente tem em mente que vamos pensar jogo a jogo. Todos os campeonatos são importantes para nós. Nosso time está focado, em evolução, confiante. Agora, é começar mais um torneio de forma positiva, e que ele seja muito bom para todos nós”, afirma o atacante Marrony, que será titular novamente devido à ausência de Keno, que se recupera de lesão muscular.

É justamente por ter peças de reposição de qualidade que o Atlético inicia o Brasileiro como um dos favoritos, além, claro, de ter mantido praticamente todo o time que terminou a última edição em terceiro lugar. O grupo já mostrou que tem condições de ter boa performance mesmo sem alguns dos principais atletas, como fez tanto no Mineiro, quanto na Libertadores.


“Desde que começou a temporada, a gente sabe que todo mundo vai jogar. Então, é todo mundo aqui se dedicar, ficar preparado para conseguir dar a resposta quando a chance surgir”, argumenta Marrony.

Outra aposta do Galo é no fator casa. O time vem de 19 jogos invicto como mandante, sendo oito na temporada passada e 11 na atual, com 15 vitórias e quatro empates. Foram 43 gols marcados e apenas nove sofridos nessa sequência.

O último revés em casa foi em 18 de novembro, em partida adiada da sexta rodada. Na ocasião, o Atlético, desfalcado por conta do surto de COVID-19, perdeu por 2 a 0 para o Athletico-PR. O time chegou a perder no Mineirão em 11 de abril, sofrendo 1 a 0 para o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro. Porém, o rival era o mandante.

Além disso, o time alvinegro não perde em estreias no Brasileiro como mandante desde que o atual modelo de pontos corridos foi adotado, em 2003. Jogou a primeira partida da Série A em casa oito vezes, com seis vitórias (Figueirense, Náutico, Vasco, Atlhetico, Santos e Avaí) e dois empates (Fluminense e Corinthians).

Formação


Para o jogo deste domingo, o técnico Cuca pode repetir a formação que goleou o Deportivo La Guaira-VEN por 4 a 0, terça-feira, no Mineirão, pela Libertadores. Os desfalques continuam sendo o goleiro Rafael, que é reserva, e o atacante Keno, ambos tratando de problemas físicos.

Para definir o time, porém, o treinador vai levar em conta os dados da fisiologia. A equipe vem em sequência pesada de jogos e vai seguir assim ao menos nas próximas três semanas, com jogos pelo Brasileiro e a Copa do Brasil – na quarta-feira, às 19h, estreia contra o Remo, em Belém (PA).

O adversário

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza
foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

O Fortaleza tem objetivo bem mais modesto que o do Atlético no Campeonato Brasileiro. Se no ano passado brigou para não cair até a última rodada, terminando em 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, o Tricolor cearense espera ter mais tranquilidade e, dependendo do que ocorrer, buscar vaga na Copa Sul-Americana.

Para a estreia, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda tem como desfalque o zagueiro Jackson, lesionado. Quem deverá começar jogando são dois velhos conhecidos da torcida mineira, os atacantes Wellington Paulista e David, ambos ex-Cruzeiro.

ATLÉTICO X FORTALEZA


Atlético
Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair (Allan), Tchê Tchê e Nacho Fernández; Savarino, Hulk e Marrony
Técnico: Cuca

Fortaleza
Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Carlinhos; Ederson, Felipe e Lucas Crispim; Robson, Wellington Paulista e David
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: domingo, 30 de maio de 2021, às 11h (de Brasília)

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Lorival Cândido das Flores (RN)
VAR: Héber Roberto Lopes (SC)

Compartilhe