2

Atlético: saiba por que a Arena MRV terá capacidade para 46 mil torcedores

Admnistração do futuro estádio do Galo explicou os motivos

24/12/2021 15:00
compartilhe
Arena MRV terá capacidade de receber cerca de 46 mil torcedores
foto: Divulgação/Arena MRV

Arena MRV terá capacidade de receber cerca de 46 mil torcedores

Os públicos acima dos 60 mil torcedores do Atlético no Mineirão na reta final da vitoriosa temporada de 2021 fizeram crescer os questionamentos sobre a capacidade da Arena MRV. Por que o futuro estádio do Galo terá cerca de 46 mil lugares e não mais?

A administração da arena tirou a dúvida (assista no vídeo abaixo). "O motivo de fato foi o encaixe no terreno e as pesquisas feitas para poder entender o que seria um público ideal", resumiu o arquiteto Bernardo Farkasvölgyi.



"Lá no comecinho, ainda em dezembro de 2013, foi falado em (construir) uma arena para 50 mil. Algumas pessoas de dentro do Atlético falaram: 'Já que vai fazer para 50 mil, por que não fazer para 60 mil?’. Outras pessoas (responderam): 'Tem que considerar a média histórica (de público) do Atlético, que é em torno de 20 e poucos mil torcedores, considerar os outros estádios que foram construídos no Brasil e também no mundo, com a (capacidade) média de 40, 45 mil torcedores’. Mas o ponto principal não foi este", prosseguiu.

"O ponto principal foi o terreno. Por que o terreno? Eu já comentei em outras entrevistas que acredito em destino. A gente só tinha uma forma de encaixar a arena, não tinha outro lugar, em função do raio de 50 metros das nascentes (de córregos), que a gente preservou. A diagonal da arena ficou para a Norte, que é o que a gente tem que fazer para atender ao padrão Conmebol, Fifa e, obviamente, para não entrar sol nos jogadores", prosseguiu o arquiteto, que citou o conforto como outro motivo para a capacidade de 46 mil torcedores.

"O que é conforto? Melhores inclinações nas arquibancadas inferior e superior. Todo esse cuidado do conforto e tudo gerou uma capacidade em torno de 46 mil pessoas, que é a que temos na nossa casa", completou Bernardo.

Finanças

O entendimento do Atlético é que a capacidade também é ideal em termos financeiros. "É um número muito bom. Inicialmente, a arena foi projetada para 41 mil, que é o que se conseguiria fazer pelo tamanho do terreno. Conseguimos otimizar e passar para 46 mil. Como referência, são números muito próximos do Allianz Parque, da Neo Química Arena, do Corinthians. Nós temos um bom exemplo, em que a gente se espelha muito, que é o da Juventus, da Itália. São todos da mesma capacidade", pontuou Thiago Maia, diretor administrativo e financeiro da arena.

"Não adianta fazer um estádio muito grande, porque o custo de manutenção vai aumentar também. A despesa é toda do Atlético. Por exemplo: o Mineirão é um belíssimo estádio, mas o tamanho aumenta os custos operacionais, acaba sendo caro jogar lá. Acredito que é um tamanho ideal, que vai suportar bem a torcida do Atlético. Teremos muitas alegrias", finalizou.
Compartilhe