2

Atlético inicia 2022 em busca de treinador para tentar outro 'ano perfeito'

Galo fechou 2021 com três títulos conquistados, mas perdeu o técnico Cuca e quer Jorge Jesus como substituto

01/01/2022 06:00
compartilhe
Atlético quebrou o jejum de 50 anos sem o título brasileiro
foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético quebrou o jejum de 50 anos sem o título brasileiro

O ano de 2021 foi perfeito para o torcedor do Atlético dentro de campo. Mas, a última semana deixou uma pulga atrás da orelha de cada atleticano. O técnico Cuca, que comandou a conquista do 'triplete alvinegro' pediu para deixar o cargo e não será o treinador do Galo em 2022. Com isso, a diretoria trabalha para fechar com o novo nome nos primeiros dias da próxima temporada.

Retrospectiva do Atlético em 2021



O objetivo é simples: tentar mais um ano perfeito, como foi em 2021, quando o Galo faturou Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, este depois de 50 anos. O único título que o clube não conquistou foi a Copa Libertadores, torneio em que a equipe foi eliminada pelo critério do gol como visitante na semifinal contra o Palmeiras.

A diretoria alvinegra está focada em um nome: Jorge Jesus. O português deixou o Benfica um dia após a confirmação da saída de Cuca. A história parecia se encaminhar para um acordo do treinador, que fez sucesso no futebol brasileiro comandando o Flamengo, com o Galo, time que promete dar trabalho novamente. No entanto, a negociação é complexa e será retomada na próxima semana - o técnico pediu uns dias para aproveitar a família.

Mesmo sem treinador, o Atlético trabalha nos bastidores para reforçar a equipe. Ademir, destaque do América em 2021, foi o primeiro contratado. Guilherme Castilho e Vitor Mendes voltam de empréstimo após bom ano pelo Juventude. Agora, a diretoria busca uma contratação de impacto para dar ainda mais força ao já poderoso elenco. Edenílson e Douglas Costa estão na pauta, mas nenhuma definição aconteceu ainda.

Por outro lado, o Atlético trabalha para manter a base campeã brasileira. O Galo não quer perder titulares. Jogadores que tiveram pouco espaço estão sendo emprestados, casos de Nathan, Hyoran e Alan Franco - este último já fechou com o Charlotte, dos Estados Unidos. A situação mais complexa é de Diego Costa, que não definiu ainda se ficará na Cidade do Galo ou pedirá a rescisão contratual. O Corinthians observa a situação e sonha em contar com o centroavante.

Jogadores do Atlético com contratos que se encerram em 2022



Nos bastidores, o planejamento já está definido. A diretoria apresentou orçamento para 2022 ao Conselho Deliberativo (aprovado por unanimidade). O Galo pretende gastar R$ 40 milhões com reforços e arrecadar R$ 140 milhões com venda de seus jogadores. Os mais visados são Guilherme Arana e Matías Zaracho, destaques em 2021 ao lado de Hulk.

O Atlético iniciará as atividades na Cidade do Galo em 17 de janeiro. O elenco principal vai fazer uma pré-temporada mais longa, enquanto um time mesclado por jovens que serão observados pelo clube, deve disputar o Campeonato Mineiro. A estreia está marcada para 26 de janeiro, contra o Villa Nova.

Jogadores do Atlético com contratos que se encerram em 2022



Compartilhe