2

Atlético projeta Mineiro e planeja utilizar jovens que disputaram Copinha

Clube prioriza preparação de pré-temporadas para os destaques do elenco no ano do Triplete

15/01/2022 16:19 / atualizado em 15/01/2022 23:41
compartilhe
Rodrigo Caetano preferiu não adiantar nomes dos jovens que serão promovidos ao elenco principal
foto: João Viegas/Atlético

Rodrigo Caetano preferiu não adiantar nomes dos jovens que serão promovidos ao elenco principal

Eliminado na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior,o time sub-20  do Atlético deve ter cinco jogadores incorporados ao elenco principal no início desta temporada. O diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, comentou que a  intenção é mesclar jovens com atletas que pouco atuaram em 2021 para as primeiras partidas do Campeonato Mineiro. O dirigente preferiu não adiantar os nomes dos promovidos, pois aguarda a reavaliação do novo técnico alvinegro, o argentino Antonio 'Turco' Mohamed. 

"Muito difícil responder, mas, a princípio, incorporaríamos, para esse início de temporada, visando as primeiras rodadas, em torno de cinco atletas. É mais fácil falar em números do que em nomes, porque tudo vai depender de uma reavaliação desses meninos quando chegarem. A ideia, como falamos com o Mohamed, era exatamente isso: iniciar com alguns desses jovens fazendo parte do elenco principal para ter mais tempo de uma base física, para aqueles que mais jogaram no ano que passou", explicou Caetano.

A ideia, antes, era essa: iniciamos o Mineiro com os garotos e alguns jogadores que tiveram menos minutagem no ano que não tivessem carregado a carga e o acúmulo de jogos tão grande como alguns. Mas a ideia é realmente solidificar uma base física nesse período, o que é possível. Mas tudo isso vai ser debatido também, de forma mais detalhada, com a chegada do Mohamed e dos seus assistentes", acrescentou. 

Rodrigo Caetano reforçou que o objetivo principal é garantir a melhor preparação de pré-temporada aos jogadores que brilharam na conquista do Triplete em 2021 - títulos do Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil. Contudo, ele garantiu que os destaques do elenco estarão disponíveis para a primeira decisão do Atlético em 2022: a disputa da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, no dia 20 de fevereiro. 

"Eu posso afirmar, sem medo de errar, que obviamente, no dia 20 de fevereiro, nesse jogo da Supercopa, irão aqueles atletas que certamente foram os que representaram o Galo nas conquistas. Não tem como ser diferente. Como chegaremos até lá? Essa é a construção a ser iniciada na segunda-feira. Mas nas rodadas iniciais do Mineiro, óbvio que vamos tentar minimizar o risco de qualquer tipo de lesão, qualquer tipo de problema que poderíamos ter em relação aos jogadores que carregaram nesses 75 jogos na temporada. É muita coisa. Cada um jogando mais, outro menos. São dados que a fisiologia e nossos preparadores físicos vão levantar para tentar minimizar esse risco. É mais ou menos isso: inicia assim, não sei precisar quantas rodadas, com uma equipe que jogou menos, somada a garotos. E lá no dia 20, vamos tentar chegar na melhor condição possível para esse enfrentamento", concluiu. 

O Atlético encerrou a participação na Copa São Paulo com duas vitórias e duas derrotas. O Galinho ficou em segundo lugar em seu grupo e caiu na primeira fase mata-mata do torneio, sendo eliminado pelo Mirassol. O meia Rubens, com três gols, foi um dos destaques do time na competição. Durante a Copinha, o clube sofreu com surto de COVID-19 no elenco e chegou a atuar com apenas cinco jogadores reservas na segunda partida da primeira fase.

Já o elenco principal se reapresenta na Cidade do Galo nesta segunda-feira. Após temporada 'quase perfeita', o Atlético teve troca no comando técnico: Cuca pediu rescisão de contrato, e Turco Mohamed foi contratado como substituto. Dos pilares do tim em 2021, o zagueiro Junior Alonso e o atacante Diego Costa deixaram o grupo, enquanto o zagueiro Diego Godín e os atacantes Fábio Gomes e Ademir,foram contratados.  

Além do trio, o Atlético reforçou o elenco com dois retornos. Formados na base alvinegra, o zagueiro Vitor Mendes e o meio-campista Guilherme Castilho, ambos de 22 anos, retornam ao clube após cumprirem, com destaque, período de empréstimo ao Juventude.

Compartilhe