2

Atlético x Flamengo: quem tem vantagem nos números da rivalidade histórica?

'Raio-x' do clássico mostra retrospecto geral, por competição e em cada cidade onde foi disputado; times se enfrentam neste domingo, pela Supercopa do Brasil

19/02/2022 07:00 / atualizado em 19/02/2022 10:48
compartilhe
Hulk fez análise do duelo entre Atlético e Flamengo pela Supercopa
foto: Pedro Souza/Atlético

Hulk fez análise do duelo entre Atlético e Flamengo pela Supercopa



São quase 93 anos de confronto. Nos anos 1980, embates históricos marcaram aquele que, para muitos, é o maior clássico interestadual do país. Agora, a rivalidade volta à tona e vai ganhar mais um capítulo importante neste domingo, a partir de 16h (de Brasília), na Supercopa do Brasil. Mas, afinal, quem leva vantagem no duelo entre Atlético e Flamengo?

Tudo começou em um amistoso no dia 16 de junho de 1929. Naquela data, o estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte, recebeu o primeiro jogo entre as equipes, quando o futebol brasileiro ainda era amador. Com um hat-trick de Fragoso, o Flamengo venceu por 3 a 2. Os ídolos atleticanos Mário de Castro e Said descontaram.

Retrospecto entre Atlético x Flamengo: números do site Galo Digital
foto: Soraia Piva/Superesportes

Retrospecto entre Atlético x Flamengo: números do site Galo Digital



A partida na Arena Pantanal, em Cuiabá, será a 121ª entre os times mineiro e carioca. Nas 120 anteriores, a vantagem é rubro-negra. São 49 vitórias flamenguistas, 39 atleticanas e 32 empates (veja o detalhamento na arte abaixo). O Atlético marcou 168 gols e sofreu 176.

As equipes se enfrentaram por cinco competições diferentes: Campeonato Brasileiro (72 jogos), Copa do Brasil (quatro), Libertadores (três), Torneio do Povo (quatro) e Primeira Liga (um). Foram, ainda, 35 amistosos (entre eles, um em que Pelé vestiu rubro-negro) e uma partida sem identificação.

Mapa do clássico


Cuiabá será a décima cidade a receber um Atlético x Flamengo (veja no mapa abaixo). BH é a que tem mais confrontos registrados, com 65 - foram 26 vitórias alvinegras, 21 empates e 18 triunfos flamenguistas. No Rio de Janeiro, foram 44 partidas. A vantagem é dos donos da casa, com 27 vitórias, oito empates e apenas nove derrotas.

Todas as cidades do Brasil que já receberam o clássico Atlético x Flamengo
foto: Soraia Piva/Superesportes

Todas as cidades do Brasil que já receberam o clássico Atlético x Flamengo



Atlético e Flamengo também já se enfrentaram em Brasília (três jogos), Sete Lagoas (dois), Ipatinga (um), Taguatinga (um), Colatina (um), Volta Redonda (um) e Goiânia (um). Desses confrontos, alguns estão marcados entre os maiores da história do clássico. Listamos dois:

  • Flamengo x Atlético (WO), em 21 de agosto de 1981: no Serra Dourada, em Goiânia, as equipes protagonizaram um dos jogos mais polêmicos da história do futebol. A partida opunha dois dos principais times da América do Sul e valia vaga na fase seguinte da Copa Libertadores, mas foi encerrada antes dos 90 minutos. Em atuação muito contestada, o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco atleticanos. Depois, o goleiro João Leite alegou lesão. O Galo não tinha mais substituições a fazer, e o duelo foi encerrado por falta de jogadores. O Fla foi declarado vencedor, conseguiu a classificação e acabou campeão.

  • Atlético 6 x 1 Flamengo, em 14 de novembro de 2004: em luta na parte de baixo da tabela do Brasileirão, as equipes se enfrentaram no Ipatingão, em Ipatinga. O que poderia ser um jogo difícil se transformou na maior goleada da história do clássico. Com gols de Alex Mineiro (dois), Wagner, Márcio Mixirica, Zé Antonio e Renato, o Atlético fez 6 a 1 e ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento. Jean marcou para o Fla

Na hora da decisão


Para além dos números, Atlético e Flamengo construíram uma história cheia de partidas decisivas. A primeira foi em 1980, quando os times se enfrentaram na final do Brasileiro. O Galo venceu por 1 a 0 no Mineirão, mas perdeu por 3 a 2 no Maracanã e, conforme o regulamento da competição, ficou sem o título. O jogo no Rio, aliás, registrou o maior público do clássico, com 154.355 pagantes.

Aquela decisão teve arbitragem muito contestada pelos atleticanos, que voltariam a sofrer com isso no ano seguinte, naquele confronto apitado por Wright na Libertadores. O "troco" alvinegro viria temporadas depois, em 1986, quando o time mineiro eliminou o Flamengo nas oitavas de final do Brasileiro. Em 1987, o poderoso Fla de Zico, Renato Gaúcho e companhia superou o rival na semifinal da polêmica Copa União e rumou ao título nacional.

Depois, houve mata-matas importantes pela Copa do Brasil. Em 2006, o Fla levou a melhor nas quartas de final e acabou campeão. Por outro lado, o Atlético protagonizou uma virada épica ao fazer 4 a 1 no rival na semifinal de 2014 após perder a partida de ida por 2 a 0. Também ficaria com a taça.

Entre um confronto e outro pela Copa do Brasil, houve uma partida decisiva pelos pontos corridos. Em 2009, Flamengo e Atlético brigavam pelo título brasileiro. Já na reta final da competição, o rubro-negro conseguiu uma arrancada impressionante para conquistar a taça, que contou com uma vitória por 3 a 1 sobre o Galo em pleno Mineirão.

Agora, os times voltam a se enfrentar em uma instância decisiva. Em um contexto cheio de polêmicas, rivalidade e expectativa de bom futebol, Atlético e Flamengo disputam a primeira taça de 2022.

LEIA TAMBÉM: Por que o Flamengo enfrenta o multicampeão Atlético na Supercopa? Os torneios europeus explicam



Compartilhe