2

Atlético não perde por três gols como mandante no Mineirão desde 2009

Galo tem grande vantagem contra a Caldense e só não vai à decisão do Campeonato Mineiro se for goleado no próximo domingo

24/03/2022 06:00
compartilhe
Galo vem sendo avassalador no Mineirão; são 17 vitórias consecutivas
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Galo vem sendo avassalador no Mineirão; são 17 vitórias consecutivas

O Atlético abriu grande vantagem na semifinal do Campeonato Mineiro. No primeiro jogo, como visitante, realizado no Mineirão, venceu por 2 a 0. Para não se classificar, o Galo teria que ser derrotado por três gols de diferença no próximo domingo, às 18h30, no Gigante da Pampulha (o time comandado por Turco Mohamed tem a vantagem por ter feito melhor campanha na fase classificatória). E, para aplicar uma goleada no Galo como mandante no estádio, está cada vez mais complicado. A última aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2009.


Na última rodada daquela edição do Brasileirão, Atlético e Corinthians jogaram no Mineirão sob um verdadeiro dilúvio. O Galo, que chegou a disputar o título, chegou ao jogo sem chances de disputar a Libertadores após perder quatro jogos seguidos. 

Naquela noite, nada deu certo para o Atlético, que desperdiçou um caminhão de gols e um  pênalti com Diego Tardelli, artilheiro daquela edição ao lado de Adriano Imperador, do Flamengo, com 19 gols. Com diversas falhas defensivas, o Galo foi goleado por 3 a 0 pelo Corinthians na amarga despedida da competição.

De lá para cá, o Atlético jogou 120 vezes como mandante no Mineirão (vale lembrar que o estádio não foi utilizado entre meados de 2010 ao fim de 2012 por causa das obras para a Copa do Mundo e que, entre 2013 e 2019, o Galo jogou mais no Independência do que no Gigante da Pampulha). No total, foram 86 vitórias, 18 empates e 16 derrotas, nenhuma delas por três gols de diferença. O Superesportes contabilizou no levantamento os dois clássicos contra o Cruzeiro disputados com torcida dividida (2013, na reinauguração do estádio, e 2017, pela Primeira Liga).

Neste período, no entanto, o Galo perdeu duas vezes por três gols de diferença no Mineirão, ambas como visitante. No Campeonato Brasileiro de 2013, foi goleado quatro dias após conquistar o título da Copa Libertadores. No clássico contra o Cruzeiro, utilizando equipe reserva, foi derrotado de virada por 4 a 1. Já nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019, perdeu por 3 a 0 para a equipe celeste.

Além dos números, o Atlético vem demonstrando soberania quando joga no Gigante da Pampulha. São 31 jogos seguidos sem derrota no Mineirão, com 28 vitórias e três empates. O time alvinegro, desde o ano passado, embalou uma série de 17 triunfos consecutivos. Apesar disso, o zagueiro Réver diz que a semifinal do Mineiro não está definida.

"Uma vitória importante. A gente acabou criando mais, principalmente no primeiro tempo. Poderíamos ter um placar melhor, mas eu acho que 2 a 0 é um placar muito bom. Uma equipe bem postada, muito forte fisicamente. Então, domingo, tenho certeza que o Mineirão estará lotado e a torcida vai nos incentivar ainda mais. Não tem nada definido. Acho que a gente tem que ter humildade e respeitar a equipe da Caldense, até porque não chegou à semifinal à toa. Domingo, tentar concretizar essa nossa classificação para a final", projetou.

Jogos do Atlético como mandante no Mineirão sem derrotas por três ou mais gols de diferença (clássicos com 50% de público para cada torcida foram considerados)

2010: 17 jogos, dez vitórias, quatro empates e três derrotas
2013: três jogos, duas vitórias e uma derrota
2014: três jogos e três vitórias
2015: seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota
2016: dez jogos, cinco vitórias, três empates e duas derrotas
2017: quatro jogos, uma vitória, um empate e duas derrotas
2018: nenhum jogo como mandante
2019: 11 jogos, sete vitórias e quatro derrotas
2020: 19 jogos, 14 vitórias, três empates e duas derrotas
2021 (com últimos jogos da temporada 2020 que foram realizados no ano): 43 jogos, 36 vitórias, seis empates e uma derrota
2022: quatro jogos e quatro vitórias

Total: 120 jogos, 86 vitórias, 18 empates e 16 derrotas

Caldense x Atlético: fotos do jogo pela semifinal do Mineiro



Compartilhe