2

Atlético busca 3° tri Mineiro na história; relembre períodos hegemônicos

Galo encara o Cruzeiro na final do Estadual e pode ampliar domínio no futebol mineiro em caso de vitória e nova taça

31/03/2022 05:00 / atualizado em 30/03/2022 20:47
compartilhe
Em 1981 o Atlético conquistou seu quarto título consecutivo no Campeonato Mineiro. O Galo ampliaria a sequência histórica ao vencer os Estaduais de 1982 e 1983.
foto: Mauro Zallio/Estado de Minas

Em 1981 o Atlético conquistou seu quarto título consecutivo no Campeonato Mineiro. O Galo ampliaria a sequência histórica ao vencer os Estaduais de 1982 e 1983.

O Atlético teve grandes e vencedoras gerações em sua história. Algumas, como a equipe comandada por Zé do Monte e Ubaldo Miranda ou o esquadrão guiado por Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo e Luisinho, foram hegemônicas em Minas Gerais. E é esse feito que busca o atual grupo alvinegro. No próximo sábado, às 16h30, no Mineirão, o Galo enfrenta o arquirrival Cruzeiro em busca de seu terceiro tricampeonato mineiro.

Em seus 114 anos de história, o Atlético só foi tricampeão mineiro duas vezes. Na primeira, foi logo penta, vencendo o Estadual entre 1952 e 1956 (este último de forma dividida com o Cruzeiro - clique aqui e leia a história). A geração vencedora, que já havia dado orgulho à torcida do Galo ao se sagrar campeã do gelo, em 1950, dominou o futebol mineiro naquele período.

Depois de um longo período, quando conquistou até mesmo o Campeonato Brasileiro, o Atlético voltou a dominar o futebol mineiro. Entre 1978 e 1983, o Galo foi hexacampeão. Ídolo da torcida alvinegra, Marcelo Oliveira fez parte daquele elenco, conquistando os dois primeiros e o último título da sequência. Ao Superesportes, ele relembrou os anos gloriosos vividos com a camisa atleticana.

"Antes daquele período (do hexa do Atlético), o Cruzeiro dominava, tinha um time maravilhoso, que encantou o Brasil, com Tostão, Dirceu, Piazza, Natal... A geração deles foi ficando mais velha, e entrou a geração do Atlético, um grupo com a maioria formada no próprio Atlético", disse, completando.

Marcelo Oliveira (direita) e Reinaldo fizeram história no Galo
foto: Arquivo/Estado de Minas

Marcelo Oliveira (direita) e Reinaldo fizeram história no Galo


"A gente, então, comandou um bom período. Era um time muito bom, que marcou época. Até hoje, encontro pessoas mais velhas ou até jovens que leram sobre isso, dizendo que o time jogava muito bem, encantava. Era um time com alguns jogadores geniais, como Cerezo e principalmente o Reinaldo. A gente tinha muita confiança, era um time muito entrosado. Pelo fato de ter jogado junto na base, a gente já sabia o que o outro queria".

Desde então, o Atlético foi bicampeão em vários períodos (85-86, 88,89, 99-00 e 12-13). Agora, a geração mais vencedora da história do Galo tem a chance de, finalmente, levar o Galo de volta a um tricampeonato estadual.

Em 2020, o Atlético teve início ruim sob o comando de Rafael Dudamel. Mas, com a chegada de Jorge Sampaoli, a paralisação em função da pandemia da COVID-19 e a contratação de vários reforços, o Galo deu a volta por cima e conquistou o título ao bater o Tombense na decisão.

Já em 2021, o Alvinegro teve Cuca no comando e conquistou o bicampeonato. A equipe atleticana não teve dificuldades na fase classificatória e levou a taça com dois empates na final contra o América (o Galo tinha vantagem pela liderança na primeira fase). 

Na atual temporada, o Atlético, mais uma vez, foi o líder da primeira fase. Na semifinal, passou com duas vitórias convincentes sobre a Caldense. Na decisão, no entanto, não jogará pelo empate. O regulamento do Mineiro foi alterado para 2022 e não dá vantagem a nenhuma equipe. 

Desta forma, Atlético e Cruzeiro jogarão pela vitória neste sábado. Em caso de empate, a decisão da taça será nos pênaltis. 

Compartilhe