2

Classificação encaminhada: veja cenários para o Atlético na Libertadores

Galo pode se classificar já na próxima rodada, caso vença o Independiente del Valle, do Equador, no Mineirão; Superesportes lista todas as possibilidades

04/05/2022 06:00 / atualizado em 04/05/2022 01:51
compartilhe
Galo quebrou jejum de vitórias e bateu o América no clássico no Independência
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Galo quebrou jejum de vitórias e bateu o América no clássico no Independência

 
Com a vitória no clássico com o América, o Atlético deu importante passo pela classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. O Galo tem dois jogos em casa, contra Independiente del Valle, do Equador, e Tolima, da Colômbia, para confirmar a vaga na próxima fase (basta vencer o próximo jogo, por exemplo). Veja abaixo todos os cenários.
 

Classificação atual (Tolima e Del Valle se enfrentam nesta quarta-feira, na Colômbia)

 
  • 1° - Atlético - 8 pontos
  • 2° - Independiente del Valle-EQU - 5 pontos
  • 3° - Tolima-COL - 4 pontos
  • 4° - América - 1 ponto
 

Vencendo os dois jogos

 
  • Se vencer Del Valle e Tolima, o Atlético fechará a fase de classificação com 14 pontos e a liderança garantida.
 

Somando quatro pontos (vencendo o Del Valle)

 
  • Se vencer o Del Valle e empatar com o Tolima, o Atlético terminará a fase de grupos com 12 pontos e na liderança da chave.
 

Somando quatro pontos (vencendo o Tolima)

 
  • Se vencer o Tolima e empatar com o Del Valle, o Atlético terminará a fase de grupos com 12 pontos. Para se classificar em primeiro neste cenário sem depender do saldo de gols, o Galo teria que torcer por mais um tropeço dos equatorianos (contra Tolima fora ou América em casa).
 

Somando três pontos (vencendo Del Valle e perdendo para o Tolima)

 
  • Neste cenário, o Atlético se classificaria com 11 pontos. Isso porque o Tolima, para igualar a pontuação do Galo, precisaria ainda empatar com Del Valle e vencer o América. Neste caso, a equipe equatoriana somaria, no máximo, 9 pontos.
 

Somando três pontos (vencendo o Tolima e perdendo para o Del Valle)

 
  • Neste cenário, o Atlético teria a classificação garantida com 11 pontos (o Tolima poderia chegar a 10). Para ficar em primeiro, o Galo teria que torcer para o Del Valle, no máximo, empatar com Tolima e América - os equatorianos ficariam com 10 pontos. 
 

Somando dois pontos

 
  • O Atlético fecharia a fase de grupos com 10 pontos e classificado. Neste cenário, o Del Valle pode chegar também aos 10 pontos (vencendo América e empatando com o Tolima), mas os colombianos ficariam com, no máximo, 9 pontos. 

  • Caso o Tolima vença os dois outros jogos, o Del Valle chegaria a, no máximo, 9 pontos. 
 

Somando um ponto (empatando com Del Valle e perdendo para o Tolima)

 
  • A classificação fica em risco neste cenário. O Galo ficaria com 9 pontos, podendo ser ultrapassado por Del Valle e Tolima. Para que isso aconteça, os dois times precisam vencer o América e empatar o jogo desta quarta-feira. 

  • Para se classificar, o Galo teria que torcer para o América tirar pontos dos rivais e um empate entre eles nesta quarta.
 

Somando um ponto (perdendo para o Del Valle e empatando com Tolima)

 
  • Outro cenário de classificação difícil para o Atlético, mas um pouco mais favorável em relação ao anterior. O Galo só seria eliminado se o Tolima vencesse Del Valle e América, chegando aos 11 pontos, ou empatando um dos confrontos e superando o time mineiro no saldo de gols. 
 

Sem somar pontos

 
  • Caso seja derrotado nas duas partidas em casa, o Atlético precisaria de um verdadeiro milagre para se classificar. O Galo teria que torcer para Del Valle e América vencerem o Tolima na Colômbia. Neste cenário, o Alvinegro ficaria com 8 pontos, enquanto o Tolima seria eliminado com 7.

Compartilhe