2

Atlético e Flamengo já se enfrentaram em duas edições da Copa do Brasil

Galo e Rubro-Negro mediram forças em 2006 e 2014, com um avanço para cada clube; em ambas as ocasiões, quem avançou no confronto levantou a taça

07/06/2022 16:05 / atualizado em 07/06/2022 17:10
compartilhe
Na Copa do Brasil de 2014, atacante Maicosuel marcou um dos gols na histórica virada do Atlético sobre o Flamengo nas semifinais
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Na Copa do Brasil de 2014, atacante Maicosuel marcou um dos gols na histórica virada do Atlético sobre o Flamengo nas semifinais


Protagonistas de uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil, Atlético e Flamengo já se enfrentaram em duas edições da Copa do Brasil (2006 e 2014). Os rivais voltarão a medir forças em 2022, nas oitavas de final.
 

Os 10 confrontos históricos entre Atlético e Flamengo

 

Em ambos os encontros entre Galo e Rubro-Negro na história da Copa do Brasil, quem avançou sagrou-se campeão. Em 2006, foi a vez do Flamengo conquistar seu segundo título no torneio. Já em 2014, o Atlético levantou a taça pela primeira vez.

Em 2006, ano em que o Galo disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, o encontro ocorreu nas quartas de final. No jogo de ida, houve goleada dos cariocas por 4 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro. No confronto de volta, empate em 0 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, e avanço flamenguista.

Já em 2014, com o Atlético em fase completamente distinta após o título da Copa Libertadores da América, em 2013, os rivais voltaram a se encontrar - desta vez, nas semifinais da Copa do Brasil.
 
 

O jogo de ida causou apreensão aos atleticanos. No Maracanã, o Galo foi batido por 2 a 0 em uma atuação apática. O time comandado por Levir Culpi precisaria reverter o mesmo placar sofrido diante do Corinthians nas quartas de final.

E a dose se repetiu em mais um duelo emocionante no Gigante da Pampulha. Na ocasião, Éverton abriu o placar para os cariocas aos 34 minutos do primeiro tempo e deixou a classificação muito próxima. Aos 42 minutos, no entanto, Carlos fez o primeiro gol do Atlético e reacendeu a esperança dos torcedores.

No segundo tempo, o Galo precisava de três gols para avançar à final. Maicosuel marcou o primeiro deles, aos 12 minutos. Aos 36, Dátolo ampliou com um belo chute de fora da área. Aos 40 minutos, após lance de rebatidas em um escanteio, o atacante Luan aproveitou rebote para balançar as redes e levar o Mineirão abaixo.

Depois da classificação histórica, o Atlético sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez ao bater o rival Cruzeiro na grande final. O Galo venceu a Raposa em duas oportunidades (2 a 0 e 1 a 0).
 
Atlético e Flamengo voltarão a se enfrentar na Copa do Brasil. O jogo de ida, na semana de 22 de junho, será realizado no Mineirão. O confronto de volta, na semana de 13 de julho, será realizado no Maracanã.

Compartilhe