O Atlético converteu, diante do Juventude, neste sábado (2), o primeiro pênalti marcado a seu favor na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. A primeira penalidade em favor do Galo em 15 rodadas.
Em 2021, torcedores rivais e alguns jornalistas criticavam um suposto excesso de pênaltis marcados a favor do Atlético. O Galo terminou o Brasileirão de 2021 como campeão e também como líder no "ranking de pênaltis sofridos", com 11.
As críticas chegaram a gerar memes nas redes sociais. "Pênalti para o Galo", zoavam os torcedores rivais, especialmente de Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, em diversas situações, a respeito de um suposto favorecimento da arbitragem ao Atlético.
A penalidade diante do Juventude foi assinalada aos 27 minutos do primeiro tempo no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Lançado por Igor Rabello, Ademir disparou em velocidade e foi empurrado por William Matheus dentro da área.
Na cobrança, Hulk deu a volta por cima após pênalti perdido no empate com o Emelec pela Copa Libertadores da América. O camisa 7 do Atlético cobrou com muita categoria e voltou a balançar as redes pelo Galo.
O gol foi o primeiro do Alvinegro na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude. No segundo tempo, Eduardo Sasha ampliou, e Moraes descontou para os gaúchos. Com a vitória na 15ª rodada, o Atlético chegou aos 27 pontos e assumiu, ainda que temporariamente, a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.