2

Flamengo e Atlético fazem clássico por vaga nas quartas da Copa do Brasil

Galo venceu o primeiro jogo, por 2 a 1, no Mineirão, e pode até empatar na noite desta quarta-feira, no Maracanã, para chegar às quartas do torneio nacional

13/07/2022 05:30 / atualizado em 13/07/2022 00:33
compartilhe
Turco Mohamed tenta levar Atlético a mais uma noite de glórias
foto: Pedro Souza/Atlético

Turco Mohamed tenta levar Atlético a mais uma noite de glórias

A ansiedade que tomou conta de atleticanos e flamenguistas nas últimas semanas terá fim na noite desta quarta-feira. A partir das 21h30, em um Maracanã com clima hostil para os visitantes, Flamengo e Atlético se enfrentam pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Só um dos históricos rivais seguirá na competição nacional. E a vantagem é do Galo.

No primeiro jogo, no Mineirão, há exatas três semanas, vitória atleticana por 2 a 1. Hulk e Ademir marcaram pelo Galo, enquanto Lázaro diminuiu para o Rubro-Negro. 

Desta forma, o Atlético pode até empatar o duelo desta noite para seguir vivo na competição. O Flamengo precisa do triunfo por dois gols de vantagem. Caso o Rubro-Negro vença pela vantagem mínima, a decisão nas quartas de final será nos pênaltis.

Confrontos históricos entre Atlético e Flamengo



Clima hostil


O Atlético enfrentará um clima hostil na decisão desta quarta-feira. Os flamenguistas entraram na onda de Gabigol, que prometeu um inferno para o jogo de volta, e vão lotar as arquibancadas para tentar empurrar o time.

As últimas semanas foram de polêmicas. O Atlético pediu punição a Gabigol no STJD em função da frase. Na visão do Alvinegro, o jogador incitou a violência para o jogo da volta. O Flamengo defendeu o camisa 9 e disse que a declaração era sobre o ambiente do duelo no Maracanã.

Nas redes sociais, muitos flamenguistas prometeram 'clima de guerra' nos arredores do estádio. Por isso, o Atlético acionou órgãos públicos e conseguiu a escolta dos torcedores até o Rio de Janeiro.

Relembre goleadas históricas do Atlético sobre o Flamengo no século



Arbitragem em pauta


Outro tema quente para o jogo é a arbitragem. Após as polêmicas no empate entre Atlético e São Paulo, no último domingo, envolvendo Hulk e Anderson Daronco, o Flamengo pediu um árbitro de Copa do Mundo para o confronto. Na visão do clube, a pressão do Galo poderia influenciar no duelo desta noite. E o Rubro-Negro foi atendido.

Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, foi o selecionado para apitar o clássico. Ele foi um dos dois árbitros brasileiros escolhidos pela Fifa para participar da Copa do Mundo de 2022. Além dele, estará no Mundial o paulista Raphael Claus, de 42 anos. O torneio será disputado no Catar entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

Duelos entre mineiros e cariocas na Copa do Brasil



Atlético


Após preservar parte de seus titulares contra o São Paulo, o técnico Turco Mohamed escalará o que tiver de melhor à disposição contra o Flamengo. Na defesa, Mariano, Nathan Silva e Arana devem voltar ao time titular.
 
O meio-campo pode ter novidade se Turco optar pelo retorno do volante Jair na formação principal. Nesse caso, o cenário mais provável é a saída de Otávio da equipe.
 
Na beirada direita, há grande possibilidade de que o meio-campista Matías Zaracho volte a iniciar um jogo como titular no Atlético. Caso isso não ocorra, a tendência é que Ademir ocupe a função.

O Galo tem um desfalque certo. Com Covid-19, o lateral-esquerdo Dodô cumpre período de isolamento. Já a dúvida sobre o atacante Keno persiste. O clube não divulgou a lista de relacionados. Nos últimos dias, ele fez trabalhos para recuperação de uma lesão muscular na coxa direita.

Para Zaracho, que pode seguir na equipe titular, o jogo contra o Flamengo será "diferente", com ainda mais motivação por parte dos atleticanos. "Para a gente, todos os jogos são uma final, mas esses jogos são diferentes, têm outra motivação. Vamos tomar como uma final mais, fazer o melhor dentro do campo para trazer a classificação, que é o que a gente quer", disse.

Flamengo


O Flamengo conta com um retorno importante para enfrentar o Atlético. Trata-se do meia-atacante uruguaio Arrascaeta, ex-Cruzeiro, que foi preservado no jogo contra o Corinthians por dores na região lombar.

Por outro lado, o técnico Dorival Júnior perdeu três jogadores importantes nesta semana. Na defesa, o zagueiro Rodrigo Caio teve lesão confirmada no menisco. Já os volantes Willian Arão e Andreas Pereira deixaram o Rubro Negro - para Fenerbahçe (Turquia) e Fulham (Inglaterra), respectivamente.

FLAMENGO X ATLÉTICO


Flamengo

Santos; Matheuzinho (Rodinei), Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro
Técnico: Dorival Júnior

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio) e Nacho Fernández; Zaracho (Ademir), Vargas e Hulk
Técnico: Turco Mohamed

Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Maracanã
Data e horário: quarta-feira, 13 de julho, às 21h30

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Transmissão: Rede Globo, SporTV, Premiere e Globoplay

Compartilhe