2

Atlético acerta o retorno de Cuca sete meses após a saída do treinador

Técnico assumiu o compromisso de que não iria comandar nenhum time em 2022, mas mudou de ideia e assinou com o Galo até o fim da temporada

23/07/2022 10:26 / atualizado em 23/07/2022 14:41
compartilhe
Cuca volta ao Atlético para tentar mais um ano vitorioso pelo clube
foto: Pedro Souza/Atlético

Cuca volta ao Atlético para tentar mais um ano vitorioso pelo clube

O Atlético anunciou, neste sábado, o retorno de Cuca, um dos treinadores mais vitoriosos na história do clube. O técnico volta ao clube sete meses após alegar problemas familiares e deixar o Galo. Esta será a terceira passagem do profissional pelo alvinegro.

Top 5: treinadores com mais jogos pelo Atlético



Cuca garantiu, ao longo deste período, que não voltaria a treinar neste ano, descartando a possibilidade de comandar até mesmo outros clubes. Entretanto, mudou de ideia e fechou com o Atlético até o fim de 2022. 


O curioso é que o paranaense já havia feito algo similar em 2017, quando retornou ao Palmeiras no meio do ano, seis meses após ser campeão brasileiro em 2016. Na época, também alegou problemas pessoais na saída. 

Cuca assume a equipe no momento mais conturbado da temporada e para a vaga de Antonio 'El Turco' Mohamed, demitido nessa sexta-feira. O time vem de desempenhos ruins no Campeonato Brasileiro e de eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil.



O treinador de 59 anos comandou o Atlético em uma temporada histórica no ano passado. Sob seu comando, o clube conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. 

Anunciado em março desde ano para suceder o argentino Jorge Sampaoli, o treinador paranaense atingiu ao fim da temporada 74,17% de rendimento. Foram 48 vitórias, 14 empates e apenas 9 derrotas em 71 apresentações. Além da Tríplice Coroa ou Tríplice Alvinegro, o clube foi semifinalista da Libertadores.

Quem saiu e quem chegou no período sem Cuca no Atlético



Cuca deixou o Galo apontado por muitos como o maior treinador da história do clube. Além dos três títulos nesta segunda passagem, na primeira, entre 2011 e 2013, ele foi bicampeão mineiro e campeão da Copa Libertadores. 

Entre 2011 e 2013, Cuca teve aproveitamento geral de 59,7% em 153 partidas, com 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas.

Ao todo, nessas duas trajetórias de sucesso, Cuca comandou o Atlético em 224 partidas, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas. Conquistou 64,2% dos pontos.

O treinador deverá reassumir o comando da equipe apenas na partida contra o Internacional, no domingo (31), às 16h, no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
 
Neste domingo, às 18h, o Atlético enfrentará o Corinthians no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão. O comandante do Galo será o auxiliar técnico Lucas Gonçalves. O time está na terceira posição, com 32 pontos - quatro a menos que o líder Palmeiras.

Compartilhe