2

Atlético e Palmeiras iniciam disputa por vaga na semifinal da Libertadores

Equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela ida das quartas de final do torneio continental

03/08/2022 04:00 / atualizado em 03/08/2022 11:17
compartilhe
Esperança do Galo, Hulk é o maior artilheiro do clube na Libertadores, mas não vive boa fase
foto: Pedro Souza/Atlético

Esperança do Galo, Hulk é o maior artilheiro do clube na Libertadores, mas não vive boa fase

Chegou o dia em que Atlético e Palmeiras iniciam a disputa por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. A partir das 21h30, no Mineirão lotado, o Galo tenta dar o troco pela eliminação no ano passado, enquanto o Alviverde segue em busca do tricampeonato consecutivo. 

Desempenho do Atlético em casa no mata-mata da Libertadores


 
No ano passado, o Palmeiras levou a melhor no confronto pela semifinal. O Alviverde eliminou o Atlético pelo critério do gol marcado como visitante (0 a 0 no Allianz Parque e 1 a 1 no Mineirão). O time paulista arrancou para o bicampeonato, quando bateu o Flamengo na decisão, enquanto o Galo levou os dois grandes títulos do futebol brasileiro: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
 
Neste ano, a situação está um pouco diferente, especialmente para o Atlético. O Galo vem em má fase. São duas derrotas e um empate nos últimos jogos. O clube trocou recentemente de treinador: saiu Turco Mohamed para o retorno de Cuca. Na estreia do mais vitorioso comandante da história alvinegra, os mineiros foram goleados pelo Internacional, por 3 a 0, no último domingo.
 
A derrota deixou o Atlético dez pontos atrás do líder do Campeonato Brasileiro, justamente o Palmeiras, adversário desta noite. O Alviverde teve eliminação recente na Copa do Brasil, mas segue em alta em busca de mais títulos sob o comando de Abel Ferreira.
 
Atlético e Palmeiras estão entre os times que detém recordes na Copa Libertadores. O Galo é o time com a maior sequência invicta da história, com 18 jogos. O time paulista, por outro lado, está há 16 jogos sem perder na competição. Se não for derrotado nas quartas de final, o Alviverde vai igualar a marca do Alvinegro.

Maiores invencibilidades da história da Libertadores


 
Por outro lado, o Atlético pode dar fim à série invicta do Palmeiras como visitante na Libertadores. O time paulista não perde há 19 partidas longe de seus domínios na competição.

Maiores invencibilidades de visitantes na Libertadores


 
Para proteger o seu recorde e acabar com o número do Palmeiras como visitante, o Atlético aposta em sua força como mandante na Libertadores. O Galo nunca perdeu um jogo de mata-mata da competição como mandante. Em 17 partidas, são nove vitórias e oito empates.
 
O Atlético tem outro ponto favorável para o confronto. Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras, são duas vitórias do Galo e quatro empates. No entanto, o Alvinegro não conseguiu vencer os últimos jogos contra o rival. O zagueiro Junior Alonso diz que a equipe precisa fazer para sair com vantagem do Mineirão.
 
"Nos últimos jogos, empatamos com eles. O Palmeiras é um time muito competitivo. Nós também. A gente sabe que nesse tipo de jogo não tem margem de erro. Eles sabem jogar essa competição e nós precisamos fazer um grande trabalho. Ter a posse de bola o maior tempo possível e não cometer erros. Sabemos que o Palmeiras é um time reativo, que joga muito no contra-ataque. Tem jogadores de muita velocidade. A bola parada deles também é forte. Temos que estar preparados para isso", disse.

Quem é o favorito a ganhar a Libertadores para as casas de apostas?


 

Escalação do Atlético 

 


No Galo, o volante Allan ainda precisa cumprir suspensão na Libertadores. Ele foi punido pela Comissão Disciplinar com dois jogos por uma cotovelada em lance sem bola durante o duelo de ida com o Emelec, no Equador, ainda pelas oitavas de final. Otávio é o substituto natural.
 
Além de Allan, Cuca deve ter dois desfalques para o confronto com o Palmeiras. O primeiro deles é o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que foi substituído com dores musculares na derrota para o Internacional, no último domingo (31), e virou motivo de preocupação. Na última segunda-feira (1°), o defensor fez exames para identificar a gravidade da lesão e trabalhou com a fisioterapia do Galo. Dodô, que voltou a campo no último domingo após mais de cinco meses, e Rubens brigam pela vaga.
 
O outro é o meio-campista Matías Zaracho. O argentino foi preservado no revés diante do Inter, mas também pode ficar de fora do embate no torneio continental por processo de fortalecimento muscular. Segundo a assessoria do clube, o meia seguiu com trabalhos físicos em separado, no treino desta segunda-feira. Vargas, Ademir e Pedrinho brigam pela vaga caso ele não entre em campo.
 
Há ainda outra baixa importante para a Libertadores no elenco. Trata-se do atacante argentino Cristian Pavón, que ficou de fora da lista de inscritos do Atlético para a próxima fase. Ele ainda precisa cumprir uma punição de seis jogos da Conmebol na competição.

Maiores artilheiros do Atlético na Copa Libertadores


 

Escalação do Palmeiras 

 
O técnico Abel Ferreira não poderá contar com Rony no Mineirão. Ele está recuperado de uma lesão na coxa esquerda e iniciou a transição física na segunda-feira, mas acabou fora da lista de relacionados.
 
Sendo assim, a tendência é que o técnico do Palmeiras opte pela entrada do atacante argentino José Manuel López, autor de um dos gols da vitória do Alviverde sobre o Ceará, no último domingo. 
 

ATLÉTICO X PALMEIRAS

 

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Dodô (Rubens); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk
Técnico: Cuca
 

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e López
Técnico: Abel Ferreira
 
Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores
Estádio: Mineirão
Data e horário: quarta-feira, 3 de agosto, às 21h30
Transmissão: ESPN, Star+ e Facebook Watch
 
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Juan Lara (BOL)

Compartilhe