2

Ano em jogo! Atlético visita Palmeiras para seguir vivo na Libertadores

No primeiro jogo das quartas de final, no Mineirão, Galo abriu 2 a 0, mas cedeu o empate; duelo decisivo começa às 21h30, no Allianz Parque

10/08/2022 04:00 / atualizado em 09/08/2022 20:05
compartilhe
Hulk é a esperança do Atlético pela classificação na Libertadores
foto: Pedro Souza/Atlético

Hulk é a esperança do Atlético pela classificação na Libertadores

Eliminado na Copa do Brasil e distante da liderança do Campeonato Brasileiro, o Atlético aposta todas as fichas da temporada 2022 na Copa Libertadores. A noite desta quarta-feira é decisiva para o Galo. A partir das 21h30, o Alvinegro visita o Palmeiras, no Allianz Parque, pela volta das quartas de final da competição. Uma eliminação nesta noite pode deixar o clube sem grandes pretensões até o fim do ano.

Da euforia à frustração: fotos da torcida do Atlético diante do Palmeiras



Na primeira partida, no Mineirão, o Atlético teve boa exibição, especialmente até os 15 minutos do segundo tempo. Até aquele momento, a equipe vencia por 2 a 0 e estava próxima do terceiro gol. No fim, o Palmeiras buscou o empate que deixou tudo igual para o jogo desta noite.

Para avançar, o Atlético precisa da vitória no Allianz Parque. O mesmo vale para o Palmeiras. Em caso de novo empate, a decisão da vaga será nos pênaltis.

A torcida palmeirense, no entanto, quer a classificação no tempo normal. Isso porque, nas últimas cinco vezes que a equipe paulista foi para a disputa de pênaltis (isso desde fevereiro do ano passado), foram cinco derrotas. O Galo, por sua vez, venceu as duas mais recentes.

Os últimos cinco jogos entre Atlético e Palmeiras terminaram empatados. Foram três no Allianz Parque, local da partida nesta noite. O técnico Abel Ferreira já enfrentou o Galo sete vezes e ainda busca a primeira vitória.

Uma classificação no Allianz Parque será histórica para o Galo. Até então, o Alvinegro jamais eliminou o Palmeiras em competições continentais. Em 2000, o Atlético foi eliminado na semifinal da Copa Conmebol. Em 2010, a equipe mineira caiu nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Já no ano passado, o Alviverde levou a melhor na semifinal da Copa Libertadores.

O Alvinegro busca, além da classificação, retomar a confiança na temporada. São cinco jogos seguidos sem vitória, com três derrotas e dois empates. Em quatro das últimas partidas, o Atlético deixou escapar um resultado melhor nos minutos finais.

Na visão do técnico Cuca, o Palmeiras é favorito, especialmente pelo momento vivido pelas duas equipes. "É inquestionável dar o favoritismo para o Palmeiras, por mais que os nossos próprios torcedores fiquem bravos comigo. O Palmeiras é o favorito na quarta-feira. Tem a faca e o queijo na mão para cortar quarta-feira", disse.

O treinador, no entanto, garante: o Atlético está vivo. "Você não pode pensar na sua morte antes de ela chegar. E eu não penso. Ah, mas e o dia em que eu morrer? Ah, o dia em que eu morrer, eu morri. Mas eu estou vivo. Quarta-feira, eu estou vivo também. A minha chance é menor que a do adversário? É. Eles são favoritos? São. Mas eu estou vivo", concluiu.

Escalação do Palmeiras

 
Sem novos desfalques, o Palmeiras deve ter o retorno do atacante Rony como titular. Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, ele atuou no segundo tempo da vitória palmeirense sobre o Goiás no fim de semana.

A tendência é que ele volte ao time na vaga de López, titular no primeiro jogo contra o Atlético. O restante do time deve ser o mesmo que começou o duelo no Mineirão.

Escalação do Atlético

 
Com o Atlético em má fase, o técnico Cuca pode promover mudanças na escalação da equipe para a decisão com o Palmeiras na Copa Libertadores. Uma delas já é praticamente certa: o retorno de Allan, que cumpriu suspensão, ao time titular. O volante deve voltar à vaga que foi ocupada por Otávio no Gigante da Pampulha.
 
Na lateral esquerda, a grande dúvida é se Guilherme Arana irá se recuperar da lesão na coxa esquerda a tempo do confronto. Caso isso não ocorra, a tendência é que Rubens siga como titular na função, já que Dodô ainda busca o ritmo físico ideal.

Se optar por reforçar o meio-campo, Cuca também pode promover o retorno de Nacho Fernández ao time titular. Nesse caso, o mais cotado para deixar a formação inicial seria o atacante Ademir - fazendo com que Matías Zaracho fosse deslocado para a faixa direita do campo.

PALMEIRAS X ATLÉTICO


Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e Rony (López)
Técnico: Abel Ferreira

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva (Igor Rabello), Junior Alonso e Rubens (Guilherme Arana); Allan, Jair e Zaracho; Ademir (Nacho Fernández), Keno e Hulk
Técnico: Cuca

Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Estádio: Allianz Parque
Data e horário: quarta-feira, 10 de agosto, às 21h30
Transmissão: ESPN e Star+

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Compartilhe