2

Como Atlético transformou temporada promissora em fim de ano melancólico

Galo junta os cacos após mais uma eliminação e foca no Campeonato Brasileiro para não ficar fora da Libertadores na inauguração da Arena MRV

11/08/2022 05:00
compartilhe
Atlético está fora dos mata-matas e praticamente sem chances no Brasileirão
foto: Staff Images/Conmebol

Atlético está fora dos mata-matas e praticamente sem chances no Brasileirão


O Atlético iniciou o ano como um dos grandes favoritos a conquistar os principais títulos de 2022. Mas, neste início de agosto, a temporada já está praticamente finalizada, sem grandes glórias para o clube. 

 
Depois de cair nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Flamengo e ser eliminado nas quartas da Copa Libertadores, nos pênaltis, para o Palmeiras, o Galo só tem o Brasileirão pela frente. São 13 pontos de desvantagem para o time Alviverde, que lidera a Série A.
 
O que aconteceu no Galo para que 2022 se tornasse tão melancólico, com direito a eliminações para os principais concorrentes? O Superesportes analisa a seguir.

Fotos da classificação do Palmeiras sobre o Atlético nos pênaltis


 

Demora na demissão de Turco Mohamed

 
Quando Cuca deixou o comando do Atlético, no fim do ano passado, o clube demorou algumas semanas até fechar com o novo treinador. As principais opções, como os portugueses Jorge Jesus e Carlos Carvalhal, não aceitaram a oferta alvinegra. Apareceu então, Turco Mohamed, treinador pouco conhecido no cenário nacional. De acordo com a diretoria atleticana, ele atendia todos os requisitos.
 
Turco chegou ao Galo na segunda semana de janeiro. Apesar de conquistar a Supercopa do Brasil e o Campeonato Mineiro, o treinador jamais caiu nas graças do torcedor. O time tinha atuações inconstantes e ganhava jogos mais pela qualidade individual dos atletas do que pela organização e pelo trabalho coletivo.

Turco Mohamed: demora na demissão prejudicou temporada do Atlético
foto: Pedro Souza/Atlético

Turco Mohamed: demora na demissão prejudicou temporada do Atlético


 
A impaciência da torcida começou a aumentar com a queda de rendimento em jogos importantes. As primeiras vaias apareceram em jogos como mandante na Libertadores (empate com América e derrota para o Tolima). O revés para os colombianos, inclusive, foi o estopim para boa parte da torcida alvinegra. Começava ali a campanha #ForaTurco.
 
Apesar disso, o treinador seguia com a confiança da diretoria e do elenco. As semanas foram passando, e Turco viveu novo momento de pressão: uma sequência de quatro jogos sem vitória, com direito a derrota por 5 a 3 para o Fluminense. O treinador argentino balançou mais uma vez, mas novamente foi bancado por membros da diretoria. 
 
Turco aproveitou o voto de confiança, e o time emendou três vitórias sobre Flamengo, por Brasileirão e Copa do Brasil, e Fortaleza. O respiro seguiu até a eliminação para o Rubro-Negro na competição mata-mata, quando o Alvinegro não deu um chute na direção do gol e foi amplamente dominado no Maracanã. 
 
O treinador estava na corda bamba, mas o trabalho foi mantido mais uma vez. A convicção da diretoria durou mais uma semana. Após o empate com o Cuiabá, quando a equipe teve atuação fraca e ainda levou o gol no último lance, a opção foi pela demissão do treinador.
 
A queda de Turco era questão de tempo, mas foi sendo postergada. Isso deu ao substituto menos tempo para corrigir os erros da equipe. Cuca chegou e comandou a equipe em quatro jogos, mas ainda não venceu nenhuma partida. Talvez, se tivesse chegado algumas semanas antes, a história dos torneios eliminatórios poderia ter roteiro diferente.
 

Queda de produção das principais peças

 
Astro do Atlético, Hulk caiu de produção na equipe alvinegra
foto: Pedro Souza/Atlético

Astro do Atlético, Hulk caiu de produção na equipe alvinegra



O desempenho ruim do time não passou apenas pelo trabalho ruim de Turco Mohamed ou a dificuldade que Cuca encontra em fazer o time retomar o caminho. As principais peças do Atlético estão devendo nesta fase da temporada.
 
Astro do time, o atacante Hulk fez três gols nos últimos dez jogos, todos de pênalti. O jogador tem ficado marcado mais pela reclamação com a arbitragem nas últimas partidas do que pelo bom futebol outrora apresentado.
 
Nacho Fernández, outro destaque da equipe em 2021 e no começo deste ano, caiu de produção. Ele tem sido reserva com Cuca. 
 
Jogadores como Keno, Vargas, Zaracho, Jair, Alonso, Mariano e Nathan Silva também caíram de rendimento e alternam bons e maus momentos pelo time. Até mesmo Guilherme Arana, lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, vem tendo atuações abaixo da média pelo Galo.
 

Saída de peças importantes do elenco 

 
Savarino era utilizado constantemente, mas foi vendido e não teve reposição imediata
foto: Pedro Souza/Atlético

Savarino era utilizado constantemente, mas foi vendido e não teve reposição imediata


Durante a temporada 2022, o Atlético perdeu peças que foram importantes no último ano. Diego Costa, Tchê Tchê e Savarino alternaram momentos na equipe titular. Dylan, Nathan e Hyoran tiveram minutos e faziam parte do elenco qualificado que tinha o Galo em 2021.
 
Todos eles saíram do clube. E a reposição de algumas peças não aconteceu. O elenco foi enfraquecido, e a conta foi cobrada nesta altura da temporada.
 

Erro no planejamento de contratações

 
Um dos reforços do Atlético, Jemerson ainda não reestreou pela equipe
foto: Pedro Souza/Atlético

Um dos reforços do Atlético, Jemerson ainda não reestreou pela equipe

O planejamento inicial para a temporada 2022 era de mais aporte financeiro dos 4 R's no Atlético. Isso, no entanto, não aconteceu. A diretoria do Galo teve que ser criativa no mercado para contratar sem recursos. E conseguiu bons negócios, especialmente para o segundo semestre.
 
Mas isso não quer dizer que o planejamento foi bem feito. Os reforços não estavam à disposição no duelo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, por causa da janela de transferências. Com a saída de vários atletas, o Galo ficou com elenco defasado em momento decisivo.
 
Já na Copa Libertadores, três deles estavam inscritos na competição, mas nenhum foi a campo no jogo que marcou a eliminação do Galo. Todos ainda estão longe da forma ideal. 
 
Até o momento, são nove jogadores contratados pelo Atlético no ano. Um deles, Junior Alonso, voltou por empréstimo pouco depois de ser vendido ao Krasnodar, da Rússia. 
 
Dois dos reforços, Fábio Gomes e Godín já não fazem parte do elenco alvinegro. Jemerson, por sua vez, ainda não reestreou. 
 
A diretoria tem mais alguns dias para qualificar e melhorar o grupo de Cuca para as 17 rodadas derradeiras do Campeonato Brasileiro. 

Veja todos os reforços contratados por Rodrigo Caetano no Atlético


 

Queda de desempenho no Mineirão

 
No ano passado, o Atlético transformou o Mineirão em seu aliado, um lugar difícil de ser batido. O time teve campanha espetacular em casa no Brasileirão, com 17 vitórias, um empate e apenas uma derrota, na estreia.
 
Neste ano, a situação mudou. O Galo perdeu diversos pontos em casa no Campeonato Brasileiro (são dois empates e três derrotas como mandante). 
 
E, mesmo com apoio da torcida, o Atlético não conseguiu abrir vantagem contra o Palmeiras na Libertadores em casa. O time saiu vencendo por 2 a 0, mas a equipe acabou cedendo o empate, crucial para a classificação do Alviverde à semifinal.

Atlético perdeu força no Mineirão em 2022
foto: Cesar Greco/Palmeiras

Atlético perdeu força no Mineirão em 2022


 

E agora?

 
O cálculo feito pelo técnico Cuca é que o Galo precisa ganhar 15 dos 17 jogos restantes - e ainda torcer por tropeços dos rivais que estão à frente da tabela. Cenário improvável, especialmente por conta do desempenho irregular do time.
 
O Atlético tem apenas 0,29% de chances de conquistar o tricampeonato brasileiro, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
São seis times com mais chances: Palmeiras (65%), Fluminense (10,3%), Corinthians (10,3%), Athletico-PR (6,7%), Flamengo (6,2%) e Internacional (0,65%).
 
Se o título parece missão quase impossível, o Galo de Cuca precisa, pelo menos, buscar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Afinal, 2023 será o ano da inauguração da Arena MRV - e o planejamento da diretoria é ter o time nas principais competições.
 
O próximo jogo do Atlético pelo Brasileiro será neste domingo (14), às 11h, contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela 22ª rodada.
 
"Está longe da gente a liderança, mas nós agora temos que pensar jogo a jogo a partir de domingo lá em Curitiba, buscar vitórias e acabar da melhor maneira possível o Campeonato Brasileiro", disse o técnico Cuca.

Compartilhe