2

Cuca chama entrevista para explicar má fase do Atlético: 'Está jogando bem'

Treinador surpreendeu ao convocar coletiva na tarde desta segunda-feira (22), falou em recuperar a confiança dos jogadores e voltar a ser forte em casa

22/08/2022 15:50 / atualizado em 22/08/2022 18:04
compartilhe
Técnico Cuca durante treinamento do Atlético na Cidade do Galo
foto: Pedro Souza/Atlético

Técnico Cuca durante treinamento do Atlético na Cidade do Galo

De forma surpreendente, o técnico Cuca convocou uma entrevista coletiva não programada para a tarde desta segunda-feira (22), antes do treinamento na Cidade do Galo. O comandante pediu para falar com os jornalistas com o objetivo de justificar a má fase do Atlético, que só venceu um dos últimos oito jogos na temporada.

Sob o comando de Cuca, são seis partidas, com uma vitória, dois empates, três derrotas e a eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, o que corresponde a um baixo aproveitamento de 27,7% dos pontos disputados. Ao falar sobre o período de instabilidade, o treinador alvinegro mencionou o alto número de finalizações e considera que a equipe tem jogado bem, apesar dos maus resultados.

"Eu vim hoje falar porque achei que o melhor caminho é eu passar para o torcedor o nosso sentimento do que ficar uma coisa no ar, sem ninguém responder os questionamentos em relação ao grupo entregar mais, a como fazer para que os resultados venham", iniciou o comandante (leia a resposta completa ao fim do texto), em entrevista remota, convocada dez minutos antes pela assessoria de comunicação do clube.

"Nós tivemos 121 finalizações em seis jogos e fizemos cinco gols. A gente tem que ver o que está acontecendo. Você está criando tantas oportunidades de gol e tendo tantas conclusões, mas a bola não está entrando. São mais de 20 conclusões para fazer um gol. Então, você tem que entender por qual motivo a bola não está entrando. É falta de treino? Vamos treinar mais. Temos que estar mais concentrados? Vamos concentrar mais. Temos que ter mais naturalidade para tomar as decisões acertadas? Vamos ter isso", pontuou.

"O nosso rendimento está acima dos nossos resultados. É isso o que a gente tem que entender, que não se trata de não estar lutando, de não estar deixando a alma, o espírito dentro de campo, de não estar criando chances de gol. A bola não está entrando. Então, você tem que buscar essa alternativa: como fazer para ter menos oportunidades ou as mesmas, com mais aproveitamento. É isso o que a gente tem que buscar", prosseguiu.

"Não adianta hoje vir um jogador aqui e explicar, porque ele não vai ter os números. Quem tem somos nós, minha equipe, o estafe, que produz. Se você buscar os números do campeonato, vamos estar em primeiro em termos de definição de jogadas, mas não em aproveitamento. Por isso, hoje vim aqui falar isso para o torcedor, que a gente não está jogando mal. E ele sabe disso. A gente está jogando bem, mas não estamos vencendo. Se você está jogando mal e não vencendo, é um caminho muito mais árduo para buscar as vitórias. Minha expectativa e esperança é que elas venham a partir do próximo jogo", completou o treinador.



Eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, o Atlético ocupa a sétima posição do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos - 14 a menos que o líder Palmeiras. Apesar de o time alvinegro estar fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Libertadores, Cuca não jogou a toalha na briga pelo título.

"A gente tem 15 rodadas este ano para terminar o campeonato, para a gente fazer o melhor. O título está muito distante, mas a gente ainda não jogou a toalha. Depende de uma arrancada fantástica, mas tudo no futebol pode acontecer", disse.

O Atlético tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, quando enfrenta o América, no Independência, pela 24ª rodada. A bola rola às 16h.

Leia a resposta de Cuca sobre a fase do time na íntegra:


“Eu vim hoje falar, porque achei que é o melhor caminho eu passar para o torcedor o sentimento nosso do que ficar uma coisa no ar, sem ninguém respondendo os questionamentos em relação ao grupo entregar mais, a como fazer para que os resultados venham.

Eu não sou muito de me apegar em números. Não gosto de, acabados os jogos, chegar e falar: ‘Ah, mas eu finalizei mais, tive mais posse de bola…”. Mas isso é a realidade do futebol. Posso falar por mim. Nas seis partidas em que estou aqui, nós fomos piores que o Internacional no primeiro tempo, quando a gente tomou três gols. Mas foi um jogo em que nós finalizamos 21 vezes contra nove, com a posse de bola muito maior. E assim sucessivamente.

Até anotei aqui: em todos os jogos, nós tivemos 121 finalizações em seis jogos e fizemos cinco gols. A gente tem é que ver o que está acontecendo. Você está criando tantas oportunidades de gol e tendo tantas conclusões, mas a bola não está entrando. São mais de 20 conclusões para fazer um gol. Então, você tem que entender por qual motivo a bola não está entrando. É falta de treino? Vamos treinar mais. Temos que estar mais concentrados? Vamos concentrar mais. Temos que ter mais naturalidade para tomar as decisões acertadas? Vamos ter isso. Tudo isso dentro de uma responsabilidade.

Uma coisa é você estar jogando mal. Você estar jogando mal e sendo envolvido, aí é um outro processo, você tem que mexer, tem que mudar a equipe radicalmente para buscar um time que te dê uma resposta. Nós estamos tendo uma resposta técnica do time, mas não estamos tendo os resultados e temos que ir em busca disso. Às vezes, uma ou outra alteração se fazem necessárias, mas não acho que tenha que ser uma coisa radical, abrupta, uma troca de quase todo mundo porque a equipe não está jogando bem. Não é isso.

A gente tem que fazer mais gols, tornar em gols 20% das chances criadas. É o suficiente para que a gente possa vir a vencer. Nós temos levado bastante gols, diferentemente do que era no ano passado, em metade das chances que a gente cria. É outra coisa que a gente tem que buscar a causa e trabalhar. Esta semana, sim, é cheia.

Ela começa hoje, tem um jogo-treino para quem não está jogando, para dar um ritmo de jogo, para observar alguns jogadores e, dentro do que a gente entender, poder fazer alguma troca para a sequência do campeonato. E buscar esse campeonato jogo a jogo. Cada jogo é uma história, e ela começa para nós no domingo, no clássico com o América. Quem sabe a gente tenha uma fortuna melhor e consiga vencer".

Compartilhe