2

Cuca tenta explicar má fase do Atlético: 'A ansiedade entra em campo'

Em entrevista após o empate com o América pelo Campeonato Brasileiro, treinador apontou razões para desempenho abaixo do padrão da equipe e projetou evolução

29/08/2022 15:45
compartilhe
Cuca vê ansiedade como fator que prejudica o rendimento do Atlético
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Cuca vê ansiedade como fator que prejudica o rendimento do Atlético

 
Após o empate entre Atlético e América (1 a 1), neste domingo (29/8), no Independência, em Belo Horizonte, o técnico Cuca tentou explicar a má fase do Galo. Eliminado das copas, o time mineiro não consegue engatar uma sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro. "A ansiedade entra em campo", avaliou o comandante alvinegro.
 
 
 
Contra o América, o Atlético voltou a ter mais posse de bola e mais finalizações em uma partida. Cuca ressaltou a superioridade da equipe nos números e falou em "escolhas erradas" dos jogadores nas definições.
 
"Estão nos faltando a contundência, a efetividade nas finalizações, a escolha melhor nas últimas jogadas. Muitas vezes, a gente está definindo uma jogada e fazendo a escolha errada. Eles têm poucos segundos para pensar em uma definição e, geralmente, não está ocorrendo o certo. A gente esteve rondando a área do América o tempo todo, mas na hora de fazer a definição, a gente escolheu errado, ainda mais em um jogo difícil", analisou.
 
"Aí vem a falta de confiança, que hoje o time tem. A ansiedade entra em campo. Não é fácil. Quem jogou bola e quem vive há muito tempo comentando e narrando futebol sabe que você transformar a ansiedade em confiança, com um comparativo enorme em relação ao que jogava no ano passado, não é fácil", completou.
 

Como sair da má fase?

 
Cuca vê as semanas cheias de treino como fundamentais, mas acredita que somente um resultado positivo em uma partida "bem jogada" pode trazer a autoconfiança de volta. O treinador paranaense garante que, aos poucos, "as coisas vão mudar" para o Atlético.
 
"Vão dizer diversos fatores. 'Ah, o time está desmotivado! Ah, o time não tem mais a concentração de outrora'. Mas isso não é um remédio que você encontra. Isso vem com uma sequência de partidas, tentando ter um jogo bem jogado para, na hora que vier uma vitória boa, você recuperar a autoconfiança", opinou.
 
 
 
"Aos poucos, as coisas vão mudar. Não vai ser uma metamorfose: 'Virou a chave! Está ganhando de todo mundo'. Vai ser natural. E nós temos trabalhado bem os caras. Tudo que eu podia fazer como treinador, e eles como jogadores, foi feito nesta semana de treino. Trabalhamos a parte física, a parte tática, a parte técnica, a parte emocional. Talvez, não tenha surtido efeito hoje, mas ainda tem muitos jogos e pode surtir efeito nesta sequência", encerrou.
 
próximo compromisso do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro ocorrerá somente no próximo domingo (4/9), às 18h, contra o Atlético-GO. A partida válida pela 25ª rodada será realizada no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Compartilhe