2

Atlético precisa de qual pontuação pela Libertadores? Matemático responde

Galo é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos ganhos em 25 rodadas, e briga por uma vaga na próxima edição do torneio continental

06/09/2022 17:30 / atualizado em 06/09/2022 17:48
compartilhe
Técnico Cuca durante treinamento do Atlético na Cidade do Galo
foto: Pedro Souza/Atlético

Técnico Cuca durante treinamento do Atlético na Cidade do Galo

Com poucas chances de título no Campeonato Brasileiro, o Atlético tem como meta conseguir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Mas de quantos pontos o Galo precisa para alcançar o objetivo?



Convidado desta terça-feira (6) no podcast Superesportes Entrevista, o matemático Gilcione Nonato Costa respondeu. Ele é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol.

Atualmente, o Atlético é o sétimo colocado da Série A, com 39 pontos em 25 partidas. Os seis primeiros colocados têm vaga garantida na Libertadores (os quatro primeiros na fase de grupos e os outros dois na segunda fase).

"Com 61 pontos, são 44% de chances de ficar no G4. É próximo do ‘cara ou coroa’, que são 50% para cada lado. A partir dessa pontuação, é mais provável ficar no G4. Se o Atlético quer ter 98% de chances de G4, tem que ter 66 pontos. Com 65 pontos, é 88%. Se fizer 58 pontos ou mais, tem boa probabilidade de estar no G6", explicou o professor.

No cenário atual, o Atlético tem 37,8% de chances de ficar no G6 e 59,7% de se classificar para a Sul-Americana. A tendência, porém, é que as contas mudem porque o número de vagas brasileiras na Libertadores deve aumentar.

G6, G7, G8 ou G9?


O Atlético pode se beneficiar do aumento de vagas na Libertadores. Para isso, é preciso que o G6 se transforme em G7, G8 ou G9. Isso ocorrerá caso quem vença Copa do Brasil, Sul-Americana e/ou Libertadores termine o Brasileiro entre os primeiros colocados. Segundo Gilcione, a probabilidade maior é de G8.

"A chance de ter G6 é em torno de 2%. Então, é muito pouco provável que tenhamos só seis vagas para times brasileiros na Copa Libertadores. Para G7, temos 25%. A probabilidade de G8 é de 73%. Para G9 é quase 0%, porque o Atlético-GO e o São Paulo (semifinalistas da Sul-Americana) têm baixíssimas probabilidades de ficar entre os seis primeiros (no Brasileiro)", explicou Gilcione.

Nesse cenário, o Atlético passaria a ter mais chances de ir à Libertadores. Restam 13 partidas em disputa. A próxima, pela 26ª rodada, é contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (7), a partir das 17h, no Mineirão.


Compartilhe