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Atlético estuda implantar tecnologia para aumentar receita da Arena MRV

De acordo com Bruno Muzzi, CEO do Galo e do estádio, clube pretende ter telas de digital signage; lucro pode ser de cerca de R$ 6 milhões anuais

Obras da Arena MRV devem ser finalizadas em dezembro
foto: Pedro Souza / Atlético

Obras da Arena MRV devem ser finalizadas em dezembro

As obras da Arena MRV devem ser finalizadas em dezembro. A inauguração oficial está marcada para o dia 23 de maio, com amistoso do Atlético contra uma equipe sul-americana. Mas, com quase tudo definido, inclusive no orçamento, o Galo já olha para o futuro. O clube estuda uma tecnologia que pode render cerca de R$ 6 milhões anualmente. 

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Trata-se das telas de digital signage. Nelas, o clube pode exibir propagandas de anunciantes e até mesmo eventos e promoções para os torcedores no estádio. Essa tecnologia é comum em estádios dos Estados Unidos.

Em entrevista ao podcast Superesportes Entrevista, Bruno Muzzi, CEO do Atlético e da Arena MRV, diz que o clube está tentando viabilizar a tecnologia no estádio.

"Uma das coisas que a gente está olhando e tentando viabilizar são as telas de digital signage. São aquelas telas que você tem dentro do estádio. O objetivo dela é a publicidade. Você consegue vender essas mídias internas para patrocinadores. Isso traz uma receita de patrocínio. A nossa modelagem não contempla essa receita", disse Muzzi.

O CEO revelou que um estudo está sendo feito para o Atlético e comentou o valor que pode ser arrecadado pelo clube. De acordo com Muzzi, equipes norte-americanas têm receitas astronômicas com as telas de digital signage.

"O investimento é muito caro. Não tem nenhum estádio no Estados Unidos... um estádio para 18 mil pessoas não tem menos de mil telas. E eles têm receita de 20, 30, 40 milhões (em dólares), só com publicidade. Eles estão fazendo um estudo para a gente. A estimativa deles é que, se a gente colocar cerca de 800 telas, num nível Brasil de publicidade, teríamos entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões de receita", declarou.

Muzzi revelou parte dos estudos para trazer a tecnologia para a Arena MRV. De acordo com o CEO do Atlético, o Dallas Cowboys, equipe mais valiosa do mundo de acordo com ranking da Forbes (5,7 bilhões de dólares), tem fila de patrocinadores para anunciarem suas marcas nas telas. A tradicional equipe da National Football League (NFL) arrecada cerca de 45 milhões de dólares com a utilização em seu estádio.


Como pagar?


O Atlético já está muito acima do orçamento inicial da Arena MRV. Inicialmente, o estádio custaria R$ 410 milhões. Mas com todo o processo, melhorias e mudança no projeto inicial, hoje custa R$ 950 milhões. 

Para implantar as telas de digital signage, o Atlético precisaria fazer um novo investimento, inviável no momento (o clube foi ao mercado em busca de R$ 440 milhões por meio da negociação de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) para concluir as obras). Desta forma, Bruno Muzzi estuda outras possibilidades para ter a tecnologia na Arena MRV.

"O custo eu ainda não sei. Estão avaliando. Não temos recursos para fazer isso. Estamos avaliando se existe uma possibilidade de fazer uma divisão de receitas. O que eu conseguir de receitas com essas telas, a gente pode dividir para pagar o investimento. Mas ainda é embrionário. É uma coisa que em 100% dos estádios dos Estados Unidos têm. Até os estádios pequenos", concluiu.

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