2

Galo: confederações pedem prazo para analisar Conmebol como Sul-Americana

Atlético lidera movimento de clubes sul-americanos que pleiteiam unificação de títulos junto à Conmebol; decisão deve ser conhecida em outubro

Atlético tenta reconhecimento do bi da Copa Conmebol como bi da Copa Sul-Americana
foto: Divulgação/Twitter/Sul-Americana

Atlético tenta reconhecimento do bi da Copa Conmebol como bi da Copa Sul-Americana


Na reunião virtual do comitê de clubes da Conmebol, nesta segunda-feira (12/9), houve sinalização positiva para reconhecimento dos títulos da Copa Conmebol como equivalentes aos da Copa Sul-Americana. As confederações, no entanto, pediram maior prazo para analisar o pedido. O Atlético é o mais interessado no tema.
 
 

O comitê de clubes é formado pelas 16 equipes que se classificaram às oitavas de final da Copa Libertadores de 2022. Deles, dez votaram a favor da unificação dos títulos: Atlético, Vélez Sarsfield (Argentina), River Plate (Argentina), Talleres (Argentina), Colón (Argentina), Boca Juniors (Argentina), Athletico-PR, Libertad (Paraguai), Fortaleza e Estudiantes (Argentina).

Entre os votos contrários ao reconhecimento, estavam Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Por outro lado, Emelec (Equador), Cerro Porteño (Paraguai) e Tolima (Colômbia) se abstiveram. As informações foram adiantadas pelo ge e confirmadas pelo Superesportes.

O Superesportes ainda apurou que, na votação das federações de cada país, a Bolívia votou a favor, o Chile contra e as outras oito (inclusive a CBF) pediram mais tempo para estudar o caso. No entanto, nada foi formalizado.
 
 

Sendo assim, a decisão a respeito do pleito do Atlético e de outros seis clubes campeões do extinto torneio deve ser conhecida na reunião do conselho executivo da Conmebol. Ainda não há data marcada para o evento, que deve ocorrer em outubro.

Além do Galo, campeão em 1992 e 1997, os brasileiros São Paulo, Botafogo e Santos, que não fazem parte do comitê da Conmebol, seriam os beneficiados com a possível unificação das conquistas.

O reconhecimento da Copa Conmebol como Sul-Americana traria impacto direto no ranking de clubes da maior entidade do futebol no continente. Maior campeão, o Atlético seria o grande beneficiado e poderia somar até 300 pontos.

Compartilhe