Nem mesmo o torcedor mais pessimista do Atlético imaginava o time em fase tão ruim jogando no Mineirão. No ano passado, o Galo fez campanha arrasadora em casa, mas agora já soma sete partidas sem vencer no Gigante da Pampulha. A chance de dar a volta por cima é na tarde deste sábado, às 15h, contra o Fluminense, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jejum vivido pelo Atlético é o maior desde o início do século. O clube nunca havia ficado sete jogos seguidos sem vencer como mandante.
O Atlético não vence em casa desde 5 de julho, quando derrotou o Emelec por 1 a 0, no Mineirão, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Desde então, foram quatro derrotas (para Corinthians, Athletico-PR, Goiás e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro) e três empates (com São Paulo e Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro, e Palmeiras, pelas quartas da Libertadores).
O Atlético necessita urgentemente da vitória. Afinal, está quatro pontos atrás do Athletico-PR, sexto colocado. Se for derrota, o Galo pode até cair para a décima posição.
Já o Fluminense sonha com o título brasileiro. O time carioca tem nove pontos a menos que o líder Palmeiras, mas ainda tem esperança em alcançar o rival paulista.
Atlético
O técnico Cuca tem novidades para armar a equipe. O zagueiro Junior Alonso retorna aos planos após período com a Seleção Paraguaia. A tendência é que ele assuma a titularidade. Jemerson e Nathan Silva brigam pela outra vaga, que deve ficar com o primeiro.
A outra novidade é o retorno de Rubens, que cumpriu suspensão na derrota para o Palmeiras. Ele deve retomar a titularidade na lateral esquerda no lugar de Dodô.
Do outro lado, uma dúvida. Mariano sentiu cãibra contra o Palmeiras e pode ser preservado neste sábado. Caso aconteça, ele será substituído por Guga.
Cuca prometeu fazer algumas mudanças na equipe. Existe a chance de trocas no ataque, com a saída de Eduardo Sasha para a entrada de um velocista pelo lado direito do ataque.
Fluminense
O Fluminense tem desfalques para o jogo deste sábado. O zagueiro Nino, com dores musculares, não foi relacionado. Quem também está fora é o meia Nathan, emprestado pelo Atlético. O Tricolor optou por não pagar R$ 1 milhão para contar com o jogador no Mineirão.
Por outro lado, o Fluminense tem novidades para o confronto. Manoel, David Braz e Caio Paulista estavam suspensos no duelo contra o Juventude e foram relacionados para o duelo no Mineirão.
ATLÉTICO X FLUMINENSE
Atlético
Everson; Mariano (Guga), Jemerson, Alonso e Rubens; Allan, Jair e Zaracho; Sasha (Ademir), Keno e Hulk
Técnico: Cuca
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Manoel, David Braz (Felipe Melo) e Cristiano (Caio Paulista); André, Martinelli e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano
Técnico: Fernando Diniz
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: sábado, 1° de outubro, às 15h
Transmissão: Premiere e TV Globo Minas
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)