A torcida do Atlético ainda tenta entender como o time deixou de ser o melhor mandante do futebol brasileiro para um time com pouco mais de 50% de aproveitamento em seus domínios na Série A. Na temporada 2021, a campanha no Mineirão foi fantástica e fundamental para que o time conquistasse o título. Nesta reta final de Brasileirão, o Galo precisa de desempenho perfeito para alcançar o objetivo de conquistar a vaga na próxima Copa Libertadores.
No ano passado, o Atlético teve 91,22% de aproveitamento no Mineirão. Foram 17 vitórias, um empate e uma derrota. O Galo teve 16 triunfos consecutivos.
Neste ano, o Atlético não conseguiu repetir o desempenho do ano passado. O Galo venceu apenas sete jogos em casa no Campeonato Brasileiro. São ainda cinco empates e cinco derrotas, aproveitamento de 50,98%.
A campanha deste ano é a sétima pior do Atlético como mandante na história do Campeonato Brasileiro. O desempenho ruim afastou o Galo da briga pelas primeiras posições. Como visitante, o Alvinegro é o quarto melhor, com 48,15% de aproveitamento.
O Atlético terá ainda dois jogos em casa no Campeonato brasileiro. O Galo receberá Botafogo e Cuiabá na próxima semana. O objetivo da equipe é fechar a participação com duas vitórias para ficar perto da classificação para a Libertadores.
O Atlético tem boas chances de conquistar a vaga na Copa Libertadores. O Galo é o sétimo colocado, com 52 pontos, três a mais que o América, nono e primeiro fora da zona de classificação para o torneio continental.
O objetivo principal, no entanto, é garantir a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. O Alvinegro tem dois pontos a menos que o Athletico-PR. O Furacão, no entanto, tem uma vitória a mais na classificação.
Para conseguir se classificar na fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético precisa somar três pontos a mais que o time paranaense até a reta final do Brasileirão. O Furacão jogará contra Internacional (fora), Atlético-GO (fora) e Botafogo (casa) nesta reta final de Série A.