2

Atlético jogará sua 9ª Libertadores desde 2013; relembre as campanhas

Galo tem comprovado força em nível nacional com títulos e frequentes participações no principal torneio do continente; objetivo é reconquistar a Libertadores

14/11/2022 06:00
compartilhe
Em 2013, Atlético foi campeão da Libertadores diante do Olimpia
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Em 2013, Atlético foi campeão da Libertadores diante do Olimpia


O Atlético mudou de patamar no cenário do futebol de 2013 até os dias atuais. Comprovação disso é a frequência na Copa Libertadores, principal torneio do continente: a edição de 2023 marcará a 9ª participação do Galo desde 2011. Relembre, na galeria de fotos abaixo, as últimas campanhas alvinegras no torneio.

Relembre campanhas recentes do Atlético na Libertadores


Campanhas recentes do Atlético na Copa Libertadores


  • 2013 - campeão diante do Olimpia (Paraguai)
  • 2014 - eliminado nas oitavas de final pelo Atlético Nacional (Colômbia)
  • 2015 - eliminado nas oitavas de final pelo Internacional
  • 2016 - eliminado nas quartas de final pelo São Paulo
  • 2017 - eliminado nas oitavas de final pelo Jorge Wilstermann (Bolívia)
  • 2019 - eliminado na fase de grupos
  • 2021 - eliminado na semifinal pelo Palmeiras
  • 2022 - eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras

No último domingo (13/11), o Atlético venceu o Corinthians por 1 a 0 e garantiu vaga na Copa Libertadores de 2023. Com o resultado na Neo Química Arena, em São Paulo, o Galo encerrou a Série A do Campeonato Brasileiro com 58 pontos, na 7ª colocação.

Esta será a segunda participação do Atlético nas fases preliminares da Libertadores. Em 2019, o Alvinegro precisou superar Danubio e Defensor, ambos do Uruguai, para chegar à fase de grupos.

Naquela mesma edição, no entanto, o clube mineiro fez sua pior campanha na história do torneio continental. Em um grupo com Cerro Porteño (Paraguai), Nacional (Uruguai) e Zamora (Venezuela), o Galo somou duas vitórias em seis jogos e terminou na 3ª posição, sem se classificar para as oitavas de final.

As condições da instituição, apesar disso, eram bem distintas dos dias atuais. Com a parceria dos 4R's, no período, o Atlético sagrou-se campeão brasileiro e bi da Copa do Brasil - dispondo, na opinião de muitos, de um dos melhores elencos do continente.

O bi da Libertadores segue sendo o "sonho de consumo" alvinegro. Nos últimos dois anos, o time comandado por Cuca amargou eliminações traumáticas para o Palmeiras (primeiro, nas semifinais e, depois, nas quartas).

O Galo entra na etapa inicial do torneio continental em 2023 como um dos favoritos a alcançar uma vaga na fase de grupos. Saiba, aqui, quando serão os jogos da fase preliminar da Libertadores.

Compartilhe