2

Adversário do Atlético é menos popular que times de beisebol e basquete

A pouco menos de mês para a estreia do Galo na Copa Libertadores, conheça um pouco mais do time do Carabobo, da Venezuela

25/01/2023 11:03 / atualizado em 22/02/2023 09:21
compartilhe
Carabobo, rival do Atlético na Libertadores, é o terceiro em preferência na cidade de Valencia
foto: Divulgação / Carabobo

Carabobo, rival do Atlético na Libertadores, é o terceiro em preferência na cidade de Valencia



Adversário do Atlético na segunda fase da Copa Libertadores, o Carabobo é um clube jovem, fundado em 26 de fevereiro de 1997 por iniciativa do governo local, de autoridades da Universidade de Carabobo e de um grupo de empresários de renome da região. Por ser um noviço no esporte, o time é menos popular que as equipes de beisebol e basquete da cidade de Valencia, na Venezuela. Quem explica melhor essa história ao Superesportes é o jornalista e pesquisador Luis Vilchez.



Possíveis adversários do Atlético na fase de grupos da Libertadores



"Em Carabobo, temos o Navegantes del Magallanes, que é uma equipe muito popular de beisebol em todo Caribe, e também o Trotamundos, onde jogou David Cubillán (jogador do Flamengo e da Seleção Venezuelana), equipe multicampeã de basquete na Venezuela e campeã sul-americana. Tanto o Navegantes del Magallanes quanto o Trotamundos são campeões continentais. Então Carabobo, que nunca chegou a uma final, compete com esses dois clubes que são os mais exitosos da cidade de Valencia", disse.

Ao todo, o Navegantes del Magallanes conquistou 13 vezes a LVBP (Liga Venezolana de Beisebol Profissional), perdendo em número de títulos apenas para o Leones del Caracas, que tem 20.

Os Magallanes foram fundados em 26 de outubro de 1917. Em nível internacional, a equipe foi duas vezes campeã da Série do Caribe, algo parecido com a Libertadores do esporte.

Navegantes del Magallanes é um dos maiores clubes de beisebol, esporte mais popular da Venezuela
foto: Elio J. Miranda | Prensa Magallanes BBC

Navegantes del Magallanes é um dos maiores clubes de beisebol, esporte mais popular da Venezuela



Já o Trotamundos, fundado em 11 de junho de 1983, foi campeão da Superliga Profissional de Basquete da Venezuela em onze oportunidades: 1986, 1987, 1988, 1989, 1994, 1999, 2002, 2006, 2019, 2021 e 2022. A grandeza do clube internacionalmente evidencia a sua importância, com três conquistas do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete: 1988, 1989 e 2000.

Trotamundos lota as arenas de basquete da Venezuela
foto: Divulgação / TROTAMUNDOS BBC

Trotamundos lota as arenas de basquete da Venezuela



Esperança de crescimento


Carabobo, que leva o nome do estado venezuelano no qual está localizada a sede do clube, projeta um futuro brilhante nos próximos anos. Isso porque o clube passou a ser administrado por Giuseppe Palmisano, o qual é empresário de sucesso no país: presidente da Liga Venezolana de Beisebol Profissional, dono do Trotamundos e do Club Dragones de Carabobo, de futsal, além de ter influência dentro do Navegantes del Magallanes.



"A gerência do Carabobo a partir de 2021 é a mesma que comandou o Magallanes e que comanda o Trotamundos, por isso há uma grande ilusão de que o Carabobo evolua, já que essas pessoas conseguiram êxito em outros esportes", disse Vilchez.

Partida mais importante


Para o jornalista e pesquisador Luis Vilchez, a partida contra o Atlético, no dia 22 de fevereiro (quarta-feira), às 21h30, inicialmente marcada para o estádio Misael Delgado, em Valencia, será a mais importante da história do Carabobo.

"A partida contra o Atlético será a mais importante da história do Carabobo porque será a primeira vez que o clube enfrenta um campeão da Copa Libertadores. Isso significa que será a maior partida do clube, que nunca conseguiu chegar a uma fase de grupos de Libertadores e nunca conseguiu chegar a uma final de nenhum torneio", afirmou.

Já o jogo de volta, marcado para o Mineirão, será no dia 1° de março (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).

Nesta fase, o Atlético decidirá a vaga no Mineirão, em Belo Horizonte, por ter a melhor colocação no ranking da Conmebol. Em caso de avanço, o mesmo acontecerá na terceira etapa da Libertadores.

Todas as contratações dos times da Copa Libertadores 2022



Compartilhe