2

Libertadores: fase anterior aos grupos traz dado favorável ao Atlético

Desde a criação da fase preliminar da Libertadores em duelos eliminatórios, em 2005, foram 40 confrontos com empate no 1º jogo; veja retrospecto

24/02/2023 06:00
compartilhe
Galo criou pouco e não conseguiu vencer o Carabobo na Venezuela
foto: Pedro Souza/Atlético

Galo criou pouco e não conseguiu vencer o Carabobo na Venezuela

O Atlético não fez bom jogo na estreia da Copa Libertadores e saiu com um empate sem gols com o Carabobo, da Venezuela, no jogo de ida da segunda fase eliminatória. Com o resultado do duelo em Caracas, basta ao Galo vencer a partida de volta, no Mineirão, para seguir vivo na competição.

Mas afinal, empatar a primeira como visitante é bom ou ruim? É isso que o Superesportes mostra agora. A reportagem fez um levantamento desde 2005, quando a competição passou a ter a fase preliminar em confrontos eliminatórios. 

No total, foram 40 duelos das fases anteriores aos grupos com empate no jogo de ida (veja todos os confrontos na galeria abaixo). Destes, o time que decidiu em casa avançou em 33 oportunidades.

Confrontos da fase eliminatória da Libertadores com primeiro jogo empatado


Em uma dessas 33 classificações esteve o Atlético. Em 2019, o Galo empatou com o Danubio por 2 a 2, no Uruguai, e se classificou ao vencer em casa por 3 a 2.

Mudança de regra


Em seis oportunidades, houve dois empates na eliminatória e o classificado saiu de uma regra que já não existe mais: o gol qualificado como visitante. Desde o ano passado, em caso de vitória e derrota pelo mesmo saldo ou dois empates, o confronto é definido na disputa por pênaltis.

Por isso, o Atlético precisa da vitória sobre o Carabobo, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Em caso de novo empate, a vaga na terceira fase eliminatória da Copa Libertadores será definida nos pênaltis.

Compartilhe