2

Atlético já viveu situação parecida na 'pré-Libertadores'; relembre

Em 2019, assim como neste ano, Galo estreou no torneio continental com um empate fora de casa; adversário da segunda fase naquela temporada foi o Danubio

27/02/2023 14:35 / atualizado em 27/02/2023 15:41
compartilhe
Em 2019, Atlético também estreou com um empate fora de casa na fase preliminar da Libertadores
foto: Bruno Cantini/Atlético

Em 2019, Atlético também estreou com um empate fora de casa na fase preliminar da Libertadores


Pela segunda vez em sua história, o Atlético disputa a "pré-Libertadores", fase preliminar do principal torneio do continente. Quatro anos após a primeira participação nesta etapa, o Galo vive situação parecida com a que enfrentou em 2019.
 

Confrontos da fase eliminatória da Libertadores com primeiro jogo empatado

 
O Atlético encerrou a Série A do Campeonato Brasileiro de 2018 na 6ª posição, com 59 pontos. Na ocasião, garantiu a última vaga entre os times brasileiros para a Libertadores.

Em fevereiro de 2019, o Galo estreou no torneio continental diante do Danubio, no Uruguai. Assim como em 2023, a equipe mineira abriu a participação na competição com um empate fora de casa.

Naquela oportunidade, Ricardo Oliveira marcou duas vezes para o Alvinegro no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu. Apesar disso, viu os gols de Federico Rodríguez e Sergio Felipe selarem a igualdade em 2 a 2.

O confronto de volta, no Independência, em Belo Horizonte, teve emoção. Naquele dia 12 de fevereiro, o fim do primeiro tempo indicava classificação encaminhada para o Atlético, que vencia por 3 a 1 - com gols de Luan e Ricardo Oliveira (2x).
 
 

No entanto, Pablo Siles diminuiu a vantagem alvinegra ao marcar o segundo do Danubio, aos 13 minutos da segunda etapa, no Horto. Ainda assim, o Atlético conseguiu segurar a vantagem e garantiu a vaga na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.

Naquela temporada, o Galo ainda viria a eliminar o Defensor, também do Uruguai, para confirmar o avanço à fase de grupos. A participação, apesar disso, é lembrada com remorso pelos atleticanos, já que o clube mineiro fez uma de suas piores campanhas na história e caiu sem sequer chegar às oitavas de final.

Ainda que o ano de 2019 guarde esta má lembrança para o torcedor do Atlético, o feito na segunda fase preliminar serve de inspiração para o próximo compromisso. Após empatar com o Carabobo na Venezuela, em 0 a 0, o Alvinegro agora depende de uma vitória para avançar diretamente à terceira etapa da Libertadores. A partida será realizada às 21h30 da próxima quarta-feira (1/3), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Compartilhe