2

Atlético funda grupo de compliance com outros três grandes brasileiros

Reunião e fundação do Movimento pela Integridade no Futebol ocorreram no último fim de semana, em São Paulo; outros clubes podem enviar representantes

28/02/2023 13:10
compartilhe
Representantes de Atlético, São Paulo, Vasco e Athletico-PR se encontraram no último fim de semana
foto: Divulgação/Saopaulofc.net

Representantes de Atlético, São Paulo, Vasco e Athletico-PR se encontraram no último fim de semana

Atlético, São Paulo, Vasco e Athletico-PR fundaram no último sábado (25/2) o Movimento pela Integridade no Futebol. Trata-se de um grupo criado para difundir práticas de compliance no esporte.

A ideia dos quatro clubes é debater e estimular - por meio de cartilhas e documentos, por exemplo - o crescimento do compliance nos clubes brasileiros.

Em resumo, compliance vem do inglês "to comply", que significa "obedecer", "cumprir". No âmbito empresarial, é o conjunto de normas e práticas de regulação ética e moral da organização.

A reunião do último sábado ocorreu no Morumbi, em São Paulo, e contou com representantes dos quatro clubes:

Atlético: Fernando Monfardini (compliance officer)
Athletico-PR: Marla Georgia Palma (compliance officer)
São Paulo: Roberto Armelin (diretor jurídico e compliance officer)
Vasco: Clarissa Arteiro (coordenadora de compliance officer)

Também estiveram no encontro Julia Serra de Godoy (representante do Comitê Brasileiro de Clubes) e Jaqueline Oliveira (representante do Pacto Global, Plataforma Anticorrupção).

As reuniões do grupo serão nas cidades dos clubes que fundaram o movimento. Representantes de outras equipes estão convidados.

"Qualquer clube que tenha um profissional e queira participar do grupo (poderá entrar), é um grupo aberto de fato, e a intenção é inspirar o mercado a aderir a essa nova forma", disse Armelin, representante do São Paulo.
Compartilhe