2

Quem são os ídolos do Atlético que deram os primeiros chutes da Arena MRV

Ex-atacantes Ubaldo e Vavá marcaram, de forma simbólica, os primeiros gols da nova casa do Galo durante o evento 'Nascimento do Campo'

15/04/2023 12:50 / atualizado em 15/04/2023 14:53
compartilhe
Vavá e Ubaldo, em período que defenderam as cores do Atlético; jogadores foram os primeiro a marcar, simbolicamente, na Arena MRV

Vavá e Ubaldo, em período que defenderam as cores do Atlético; jogadores foram os primeiro a marcar, simbolicamente, na Arena MRV

 
Nova casa do Atlético, a Arena MRV recebeu o primeiro evento de inauguração neste sábado (15/4). No 'Nascimento do Campo', o ex-atacantes e ídolos do clube Ubaldo e Vavá foram os escolhidos para dar os primeiros chutes e, de forma simbólica, balançar a rede do estádio. Mas qual a trajetória de ambos no Galo? 
 
 

Os primeiros chutes

 
Com direito a narração, foi o Galo Doido quem bateu o pênalti que, pela primeira vez, balançou as redes da Arena MRV. Em seguida, foi Vavá que bateu o pênalti. O ex-atacante bateu com estilo mas tirou muito e acabou mandando pra fora. 

 


Mas o "VAR" foi chamado e o histórico atacante repetiu a cobrança, fazendo a alegria da galera com o gol. Ubaldo, em seguida, relembrou o que melhor fazia em sua época de jogador e balançou as redes. 
 
 

Os 50 maiores artilheiros da história do Atlético

 
 
 
Outros ídolos atleticanos presentes também marcaram, sendo eles Luizinho, Paulo Roberto Prestes, Paulo Isidoro, Marques, Reinaldo, que bateu de cavadinha, Heleno, Leonardo Silva e Éder Aleixo. Victor e João Leite, acostumados a fazer milagres embaixo das traves, escolheram defender os pênaltis cobrados pelo Galo Doido e pelo "Rei".
 

Vavá campeão do Gelo com Atlético


Vavá tem 94 anos e fez história no Atlético ao ser Campeão do Gelo em 1950. Naquele ano, o clube foi o primeiro time brasileiro a pisar em gramados europeus. 
 
 

Em pleno inverno, as partidas contra Munique, Hamburgo e Werder Bremen, todos da Alemanha, aconteceram em campos cobertos por neve. O Galo enfrentou ainda equipes da Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França antes de levantar a taça. 

Além do título especial, Walter José Pereira, o Vavá, jogou no Atlético por seis temporadas, participando da conquista de cinco títulos mineiros (49/50/52/53/54). Ao todo, o ex-atacante participou de 118 partidas e marcou 58 gols.

Em 1924, ele encerrou a carreira de forma prematura, aos 23 anos, depois de descobrir um problema no coração. Alguns anos depois, descobriu que o exame estava incorreto, mas não retornou mais às quatro linhas.

Fora de campo, fez carreira na Receita Federal. Atleticano apaixonado, Vavá é um dos fundadores do Centro Atleticano de Memória e já foi conselheiro e vice-presidente do clube. 

Ubaldo foi artilheiro no Galo


Ubaldo, de 91 anos, jogou no Atlético nas décadas de 1950 e 1960. Segundo o Galo Digital, atuou em 274 jogos e marcou 135 gols, sendo o 8º maior artilheiro da história do clube.
 

Os 50 maiores artilheiros da história do Atlético

 

Com a camisa alvinegra, conquistou o Campeonato Mineiro em seis oportunidades: 1950, 1952, 1953, 1954, 1955 e 1958.

Ubaldo superou um problema de saúde que o deixou internado em hospitais da capital durante alguns meses de 2015 e 2016. Depois, já visitou a Cidade do Galo e até interagiu com Hulk nesta temporada, em 'recado' enviado antes do jogo de volta semifinal do Campeonato Mineiro, entre Atlético e Athletic. 

"Hulk, faz um favor. Faz gol mesmo neles, dá de 10 a 0 neles para eles aprenderem. Quando eu jogava, eu dava de 10 a 0 nesses times ruins aí. E vem aqui para tomar café e comer. Hulk, um abraço para você, mete gol neles, faz gol mesmo", disse, em vídeo divulgado pela filha de Ubaldo nas redes sociais.

A relação entre Ubaldo e Atlético foi relembrada pelo próprio clube em 2021, quando o ex-atacante completou 90 anos e foi homenageado nas redes sociais. Além do Galo, o ex-jogador teve passagens por Bangu, Villa Nova e Corinthians durante a carreira.
 

Bolas doadas para o Instituto Galo


O Atlético anunciou, ainda, que as bolas dos primeiros gols da Arena MRV serão leiloadas e a renda revertida para o Instituto Galo, associação sem fins lucrativos do clube alvinegro, voltada para a realização de ações em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social.



Compartilhe