2

Atlético-MG: a situação na Libertadores após os jogos de ida

Já na próxima rodada, o time do técnico Eduardo Coudet poderá assumir a segunda posição em caso de resultado positivo contra o Athletico-PR

05/05/2023 09:32
compartilhe

Galo busca o segundo título da Copa Libertadores na história
foto: Divulgação/Conmebol

Galo busca o segundo título da Copa Libertadores na história



Encerrados os jogos de ida da fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético-MG ficou em uma situação mais confortável, tendo em vista o cenário anterior: zero ponto em duas partidas. Com os resultados da última rodada, o Galo ganhou uma posição e agora está a um ponto do segundo colocado na chave G.

Já na próxima rodada, o time do técnico Eduardo Coudet poderá assumir a segunda posição em caso de resultado positivo contra o Athletico-PR, no dia 23 de maio, às 19h, no Mineirão, e tropeço do Alianza desde que sem goleada do Libertad, que pode ultrapassar o Galo no saldo de gols.

Classificação do Grupo G

1 - Athletico-PR: 7 pontos - saldo de gols: 2
2 - Alianza-PER: 4 pontos - saldo de gols: -1
3 - Atlético-MG: 3 pontos - saldo de gols: 0
4 - Libertad-PAR: 3 pontos - saldo de gols: -1


Pior cenário para classificação


Com quantos pontos o Atlético pode se classificar para as oitavas de final? Desde 2000, sete clubes que somaram 10 pontos não avançaram ao mata-mata.

Em 2002, o Cerro Porteño-PAR atingiu essa pontuação, mas ficou atrás de São Caetano (12) e Cobreloa-CHI (12). 

A Universidad Católica-CHI, em 2006, foi eliminada no saldo de gols, já que o Tigres-MEX também alcançou 10 pontos e teve saldo de gols maior (2 x 1). O Corinthians liderou o grupo, com 13.

No ano seguinte, o Inter chegou aos 10 pontos e também foi eliminado no saldo de gols: 0 x 4 para o Nacional-URU, que avançou às oitavas de final. O líder do grupo foi o Vélez-ARG, com 11.

Em 2008, o Colo Colo-CHI atingiu a pontuação e deu adeus à competição pelo saldo: 3 x 2 para o Boca Juniors. O Atlas-MEX liderou com 11.

Universidad de Chile, em 2014, empatou em número de pontos com o Cruzeiro (10), mas foi superada no saldo: 6 a 3. O Defensor-URU liderou o grupo, com 11 pontos.

Em 2017, Deportes Iquique-CHI (10) ficou atrás de Guaraní-PAR, com 11, e Grêmio, com 13 pontos.

Dois anos depois, o Peñarol, LDU e Flamengo chegaram aos 10 pontos, porém o time uruguaio teve saldo menor e ficou de fora.

11 pontos


Por incrível que pareça, até com 11 pontos já houve registro de uma eliminação. O Audax Italiano-CHI atingiu essa pontuação em 2007. Contudo, ficou atrás de São Paulo (11) e Necaxa (12). O lanterna foi o Alianza Lima, com zero.

Melhor cenário


Com três vitórias e uma derrota, o Atlético também pode avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. Para isso, o clube alvinegro precisaria torcer para Alianza e Athletico-PR não vencerem dois jogos. Desde 2000, mais de 60% dos casos dos times que atingem nove pontos se classificam para as oitavas de final.

Já houve até times com sete pontos que se garantiram no mata-mata: Deportes Concepción-CHI, em 2001; Once Caldas-COL, em 2011; São Paulo, em 2013, no grupo que o Atlético liderou e, posteriormente, foi campeão; River Plate, em 2015, classificando na última rodada e conquistando o torneio; Delfin-EQU e Libertad, em 2020.

Compartilhe