2

Atlético-MG desafia histórico ruim contra Corinthians em duelos mata-mata

Galo e Timão já se encontraram sete vezes em mata-matas, com seis triunfos corintianos e um, no duelo mais recente, atleticano

15/05/2023 07:00 / atualizado em 14/05/2023 18:27
compartilhe
Em 2014, o Atlético-MG superou grande desvantagem frente ao Corinthians para se classificar para as semifinais da Copa do Brasil
foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Em 2014, o Atlético-MG superou grande desvantagem frente ao Corinthians para se classificar para as semifinais da Copa do Brasil

Após nove anos, Atlético-MG e Corinthians voltam a se enfrentar em uma partida de mata-mata. Nesta quarta-feira (18/5), mineiros e paulistas iniciam a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de ida será no Mineirão, a partir das 21h30.

Se depender do histórico do confronto em jogos eliminatórios, o Corinthians larga na frente. O alvinegro paulista levou a melhor em seis das sete ocasiões em que enfrentou o Atlético-MG em duelos eliminatórios.

Em meio ao retrospecto ruim, o Galo se apega à boa fase atual, em recuperação na temporada, e também ao último confronto entre as equipes em mata-mata, que terminou com uma heróica classificação atleticana, em 2014.
 

Primeiros confrontos

O primeiro encontro entre as equipes em mata-matas foi nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1990. Na ocasião, o meia Neto se destacou com dois gols no jogo de ida do confronto, que terminou com vitória do Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu. Na volta, em Minas Gerais, o empate sem gols classificou os visitantes. Naquele ano, o Timão se sagrou campeão nacional.

Em 1994, as equipes voltaram a se enfrentar pela semifinal do Campeonato Brasileiro. Após uma vitória do Atlético-MG por 3 a 2 no primeiro jogo, em Minas Gerais, com três gols de Reinaldo, o Corinthians se recuperou. No Morumbi, a equipe paulista fez 1 a 0 no jogo de volta e se classificou. Na final, o Timão foi derrotado pelo rival Palmeiras.

Em 1997, Atlético-MG e Corinthians se encontraram pela primeira vez na Copa do Brasil. Em confronto válido pelas oitavas de final, o Timão saiu na frente ao vencer a ida, em São Paulo, por 1 a 0, com gol de Souza.

Na volta, no Mineirão, o Galo até saiu na frente, com Evair, mas Donizete empatou e levou o clube paulista para a fase seguinte. A participação corintiana no torneio durou até as semifinais, em que a equipe foi eliminada pelo Grêmio.
 

Decisão de título

Em 1999, Atlético-MG e Corinthians fizeram o primeiro e único confronto valendo título. E deu Corinthians mais uma vez. Na ida, em Belo Horizonte, um show de Guilherme, que fez os três gols da vitória atleticana por 3 a 2. Na volta, no Morumbi, o Corinthians contou com gols de Luizão para fazer 2 a 0 e forçar o terceiro jogo.

Na partida final, empate em 0 a 0, também no Morumbi, e título corintiano, que tinha a vantagem da igualdade.
 

Libertadores e goleada

Em 2000, Atlético-MG e Corinthians se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Libertadores. No primeiro jogo, disputado no Mineirão, 1 a 1. No jogo de volta, Edílson Capetinha e Ricardinho marcaram os gols corintianos na vitória por 2 a 1 que classificou o Timão para a semifinal, fase em que os paulistas foram eliminados pelo Palmeiras.

Apenas dois anos depois, em 2002, as equipes se enfrentaram pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro. O jogo de ida foi no Mineirão, mas o Corinthians se sentiu em casa. Após abrir 2 a 0 e sofrer o empate, tudo no primeiro tempo, o time paulista voltou com tudo para a segunda etapa e fez mais quatro gols, fechando o placar em 6 a 2. Deivid, quatro vezes, e Gil, duas, marcaram para o Timão. Mancini e Michel anotaram para o Galo.

Na volta, outra vitória do Corinthians, por 2 a 1. Guilherme, ex-Galo, e Marcinho, marcaram para o Timão, enquanto Mancini fez pro Atlético. No fim, 8 a 3 para os paulistas no placar agregado.
 

Redenção atleticana

Em 2014, Atlético-MG e Corinthians voltaram a decidir um mata-mata. Após o Corinthians vencer por 2 a 0 na Neo Química Arena, com gols de Guerrero e Luciano, o Galo chegou à partida de volta precisando de um resultado aparentemente improvável.

Nem mesmo o gol de Guerrero, no comecinho da partida foi suficiente para desanimar a torcida atleticana que lotava o Mineirão. Empurrado pelas arquibancadar, o Atlético-MG conseguiu reverter o cenário. Com gols de Luan, Guilherme (dois) e Edcarlos, este último aos 41 minutos do segundo tempo, o Galo aplicou o 4 a 1 necessário para passar para a próxima fase.

Naquele ano, o Atlético-MG ainda bateu os rivais Flamengo, na semi, e Cruzeiro, na final, para se sagrar campeão da Copa do Brasil.

Compartilhe