2

Atlético-MG analisa nova norma da Fifa em negociação com Pedrinho

Entidade publicou nesta segunda-feira (22/5) resolução que atualiza regras sobre transferências de jogadores ligados a clubes de Rússia e Ucrânia

Pedrinho durante jogo do Atlético-MG pela Copa Libertadores
foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Pedrinho durante jogo do Atlético-MG pela Copa Libertadores

O Atlético-MG analisa se poderá se apoiar em nova norma da Fifa para manter o atacante Pedrinho, emprestado pelo Shakhtar Donetsk-UCR. Nesta segunda-feira (22/5), a entidade que rege o futebol mundial atualizou as regras de transferências de jogadores ligados a clubes de Rússia e Ucrânia, países envolvidos em guerra.

Com a nova norma da Fifa, atletas estrangeiros registrados por times russos e ucranianos podem solicitar suspensão unilateral do contrato até 30 de junho de 2024. Pela regra anterior, o prazo se encerrava em junho deste ano.

Há, porém, duas exceções: se o jogador ou técnico estrangeiro estão atualmente registrados por clubes da Rússia ou Ucrânia; se o jogador ou técnico estrangeiro firmou ou renovou contrato após o dia 7 de março de 2022.

Pedrinho, de 25 anos, está emprestado pelo Shakhtar ao Atlético-MG até o fim de junho de 2023. O clube alvinegro quer mantê-lo no elenco e negocia com os ucranianos a renovação do empréstimo por mais um ano, com opção de compra.

A reportagem apurou que o acordo está próximo, mas ainda não não foi oficializado. A princípio, o Atlético-MG deseja concretizar as negociações por empréstimo, sem apelar para a nova norma da Fifa.

De todo modo, fontes ouvidas pelo Superesportes ainda analisam se a atualização da regra vale ou não para Pedrinho, uma vez que casos como o do atacante - fora do clube de origem por empréstimo, não por suspensão unilateral do contrato - não são descritos com precisão pela Fifa.

O questionamento principal é se o vínculo definitivo de Pedrinho com o clube ucraniano (embora esteja emprestado ao Atlético-MG) seria um impeditivo para recorrer à suspensão unilateral. A diretoria alvinegra quer resolver a situação em junho.

Pedrinho está fora de combate no Galo desde abril, quando sofreu ruptura completa do músculo e do tendão do bíceps femoral da coxa esquerda.
Compartilhe