2

Atlético-MG: retrospecto fora de casa exige vitória contra o Athletico-PR

Galo vem de sequência sem vitórias fora de casa na Libertadores, colocando peso maior no confronto contra o Furacão

23/05/2023 07:00
compartilhe
Atlético-MG vem de sequência sem vencer fora de casa na Libertadores
foto: Pedro Souza / Atlético

Atlético-MG vem de sequência sem vencer fora de casa na Libertadores

A noite desta terça-feira (22) é de decisão para o Atlético-MG na Copa Libertadores. Às 19h (horário de Brasília), o Galo recebe o Athletico-PR no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo essencial para as chances de classificação às oitavas de final do torneio continental.
 
Por mais que seja apenas o quarto jogo do Galo na fase de grupos, o confronto contra o “quase homônimo’ será a última partida do clube mineiro em Belo Horizonte na atual fase, com os duelos contra Allianza Lima (PER) e Libertad (PAR) sendo realizados fora de casa.
 
O jogo ganha ainda mais importância pelo fato do Galo ter um retrospecto recente bem ruim quando atua fora de casa na competição.
 
Em 2023, o time não venceu fora de casa em três oportunidades. Foram dois empates ainda na pré-Libertadores (0 x 0 contra o Carabobo na Venezuela e 1 x 1 contra o Millonarios na Colômbia) e uma derrota na fase de grupos - 2 x 1 pra o Athletico-PR em Curitiba, em um jogo que o Galo conseguiu gerar oportunidades e acabou parando em grande atuação do goleiro Bento.
 
A última real vitória do Galo fora de casa na Libertadores aconteceu em 6 de abril de 2022, quando a equipe venceu o Tolima na Colômbia por 2 a 0 com gols e assistências de quatro jogadores que nem estão no clube mais. Nacho Fernandez marcou com passe de Savarino e Tchê Tchê ampliou com assistência de Júnior Alonso. Tudo isso com El Turco Mohamed comandando a equipe no banco de reservas.
 
O Atlético-MG chegou a vencer um jogo “fora de casa” depois disso, mas o confronto aconteceu no Independência, casa em que o alvinegro é acostumado a jogar. Em 3 de maio de 2022, o Galo venceu América por 2 a 1, com gols de Guilherme Arana (ainda em recuperação) e Nacho Fernandez mais uma vez. 
 
No restante de 2022, foram três empates fora de casa. Um contra o Independiente Del Valle (EQU) na fase de grupos e dois no mata-mata, contra Emelec (EQU) e Palmeiras. A partida em São Paulo ficou marcada pelo clube paulista ter dois expulsos e o Galo mesmo assim pressionando pouco e sendo eliminado nos pênaltis.
 
É preciso voltar a 2021 para ver uma campanha com mais de uma vitória real do Galo fora de casa. Foram três - América de Cali (COL), Cerro Porteño (PAR) e River Plate (ARG) - antes da eliminação contra o Palmeiras com um empate no Allianz Parque em jogo que Hulk perdeu pênalti do duelo de ida pela semifinal do torneio. 
 
Para se classificar em um grupo embolado é essencial que o Galo conquista um bom resultado nesta terça-feira no Mineirão, já que a equipe teve dificuldades contra Allianza e Libertad mesmo jogando em casa. 


Compartilhe