2

Em Lima, Atlético está mais perto da taça da Libertadores do que você pensa

Troféu do torneio continental foi criado na capital peruana, em 1959

06/06/2023 10:00 / atualizado em 06/06/2023 13:41
compartilhe
A taça da Libertadores foi criada em Lima, no Peru
foto: Divulgação/Conmebol

A taça da Libertadores foi criada em Lima, no Peru

 
Dentro de uma vila industrial, no distrito de Santiago do Sur, um portão azul discreto esconde um tesouro no coração de Lima, capital do Peru. A Prataria Camusso, fundada por um imigrante italiano em 1933, exibe poucas peças em meio às máquinas gigantes e o barulho dos equipamentos fabris. Logo de cara, o galpão parece não ter nada a oferecer, mas é lá que estão os moldes de um dos itens mais cobiçados da América do Sul: a taça da Libertadores.

Foi no bloco A08B do Parque Industrial San Pedrito que a Copa Libertadores teve sua origem. Em 1959, um ano antes do primeiro torneio sul-americano ser disputado, a Conmebol entrou em contato com a empresa familiar para encomendar o troféu. Teófilo Salinas, peruano que presidiu a entidade e era diretor naquele período, indicou a Camusso. A prataria era conhecida em seu país pelos belos canecos produzidos para campeonatos de hipismo. 

- Quando a Conmebol nos procurou, eles disseram que queriam uma taça para representar a grandeza do futebol da América do Sul, dos jogadores e que representasse o alcance mundial que o novo torneio teria. Meu tio era o encarregado de desenhar os modelos, mas a entidade não gostou de nenhum. Foi quando meu pai, que trabalhava com ele, teve um momento de inspiração e desenhou. Inspiração não se explica - contou Carlo Tonami Camusso, neto do fundador e atual gerente geral ao Superesportes.
 
Carlo Camusso é neto do fundador da Prataria Camusso
foto: Livia/Superesportes

Carlo Camusso é neto do fundador da Prataria Camusso

 

O pênalti e a taça da Libertadores

 

A explicação para o formato da taça é simples: o globo e o jogador latinoamericano no topo dele. Poético e profético. Afinal, a Libertadores abriu muitas portas para os sul-americanos atuarem no principal mercado futebolístico do mundo, a Europa. A América do Sul é o continente que mais exporta jogadores para as principais ligas do planeta.

Por isso, no topo dos 10,5 kg e 97cm de prata está o esportista em miniatura. Mas a situação na qual ele está inserido tem um significado especial.

- Na cena, ele está cobrando um pênalti. Talvez, seja uma das maiores emoções da Libertadores. É um dos momentos que mais representa o que é uma Copa. As laterais representam as arquibancadas de um estádio e o globo dispensa qualquer tipo de explicação. As referências são muitas, mas o pênalti é a marca registrada - explicou Carlo. 
 
Molde do jogador latinoamericano cobrando um pênalti
foto: Livia Camillo/Superesportes

Molde do jogador latinoamericano cobrando um pênalti

  

Ressentimento de Camusso com a Conmebol

 

Em 2021, a taça retornou para sua casa para ser restaurada após anos de deterioração. A iniciativa foi do presidente Alejandro Domínguez, que queria “devolver ao futebol o que é do futebol”. Em duas ocasiões, 2004 e 2009, o troféu foi consertado, mas não pela Prateria Camusso, que criou o original.

O fato criou uma rusga entre a fábrica peruana e a entidade máxima do futebol sul-americano. Décadas se passaram até que a Conmebol encomendasse os reparos. 

- Hoje é um assunto encerrado, mas é uma coisa que eu sempre falo… A gerações se renovam, novas lideranças desconhecem a história e acham que não faz diferença preservar a memória ou não. E olha que isso aconteceu com a taça da Libertadores. Não estamos falando de qualquer coisa. Era uma coisa que me entristecia muito - afirmou o gerente da Camusso. 
 
Fachada da fábrica onde foi criada a taça da Libertadores
foto: Livia Camillo/Superesportes

Fachada da fábrica onde foi criada a taça da Libertadores

 
 
O novo caneco foi entregue em novembro de 2021, no dia da final da edição daquela Libertadores, quando o Palmeiras foi campeão sobre o Flamengo

- Quando chegou aqui e eu abri o baú, fiquei olhando por algum tempo. Aquilo não era prata de jeito nenhum. Não faço ideia de onde aquelas restaurações foram feitas, porque não tinha nenhum dos detalhes originais. Aquilo estava uma tristeza. Nós demoramos dois meses para restaurar, mas no fim valeu a pena. Pude recuperar a memória e o orgulho que temos pela criação da taça Libertadores. Pude concluir o trabalho que meu pai começou - disse Carlo.

O modelo original pode ser encontrado na sede da Conmebol. Atualmente os clubes campeões recebem réplicas do caneco para levarem aos seus respectivos países. Não é a Prateria Camusso que produz, tampouco o gerente da fábrica sabe onde são feitos.  


Compartilhe