2

Atlético-MG: como jogada pode passar de problema a vantagem na era Felipão

Felipão e Galo pode ser o casamento perfeito: bola aérea costuma uma forte do treinador em um time que precisa melhorar sua eficiência no quesito.

24/06/2023 06:00 / atualizado em 24/06/2023 13:15
compartilhe
Uma das Características de Felipão é a bola aerea
foto: Iconsports

Uma das Características de Felipão é a bola aerea

Usar a cabeça é cada vez mais necessário no futebol. E não falo apenas da capacidade de raciocinar e tomar a melhor decisão em um lance. Uma das principais características conhecidas do técnico Luiz Felipe Scolari é a forte bola aérea. Gols a partir de jogadas que envolvem lançamento, cruzamentos e bola parada são cartas no baralho tático do técnico de 72 anos.

A experiência de Felipão nesse aspecto pode trazer muitos benefícios para o elenco do Atlético-MG, que tem enorme dificuldade de fazer gols em lances de bola parada. Embora o Athletico-PR de 2022 tenha sofrido bastante com esses lances, no Palmeiras de 2019 essa foi uma das armas do treinador.
 
No Galo, esse pode ser o casamento perfeito. Um técnico que tem como uma das sua principais armas as jogadas de bola aérea pode ajudar um dos times que mais peca neste quesito em lances ofensivos. Com as peças que Felipão tem a disposição no time, esse "problema" pode acabar se tornando uma vantagem para o time que busca o título do Campeonato Brasileiro e da Libertadores nesta temporada.
 
 

Galo é um dos times mais ineficientes na bola aérea


Coincidentemente, a bola aérea é uma das armas mais inofensivas do atual elenco do Galo. Um levantamento feito pelo espião estatístico, do GE, mostrou que o Atlético-MG é um dos quatro times que ainda não fizeram gols em lances que partiram de cobranças de escanteio. Apenas Santos, Athletico-PR e Vasco também estão zerados.

Ao todo, o Galo teve 60 cobranças de escanteio no Campeonato Brasileiro e não fez nenhum gol. Essa média zerada deve mudar sob o comando de Felipão, que costuma ser um técnico eficiente neste aspecto.

A ideia de Felipão costuma ser bem “simples”: jogadas fáceis de serem executadas com uma recompensa rápida nas partidas. Para conseguir alinhar esses dois pontos, as bolas aéreas costumam ser uma forte arma dos times de Felipão.

Hulk pode ser a principal arma de Felipão 


Lançamentos longos da defesa ao ataque - a famosa ligação direta -, aproveitando com a força e altura dos seus atacantes para iniciar a jogada ofensiva. Nesse ponto, o Galo tem um jogador que pode fazer toda a diferença: Hulk. Por mais que tenha “apenas” 1 metro e 80, o apelido não é por acaso.

Sua força vai lhe permitir fazer bem o trabalho de pivô para atrair a marcação, liberando espaço para infiltração tanto dos laterais quanto para os homens do meio campo, que vem mais de trás. Funções táticas que renderam bons frutos a Felipão.
 
 

Não à toa, Felipão é o técnico mais vitorioso da história do futebol brasileiro, e o quarto no ranking mundial. Entre os 27 títulos oficiais, estão dois pela Seleção Brasileira, além de duas Libertadores, uma com o Grêmio, em 95, e outra com o Palmeiras, em 99.

Próximo adversário do Atlético Mineiro tem bons números aéreos


A atenção com a bola aérea defensiva também é uma característica de Felipão. E o time vai precisar estar atento a esse ponto já no próximo jogo, contra o Fortaleza. O adversário deste sábado (24) já fez dois gols a partir de cobranças de escanteio neste Brasileirão, em 55 tentativas.

Em contrapartida, o time de Vojivoda está entre os que já sofreram gols que iniciaram a partir de escanteios. E a bola parada pode ser uma arma para o Galo em um Castelão que costuma ser um lugar hostil para os adversários. Dos 23 jogos em casa, o Fortaleza perdeu apenas dois. No Brasileirão, o time ainda não foi superado quando joga com a presença do seu torcedor. Ao todo, foram 18 vitórias no ano.


Compartilhe