2

Quem vai cantar na abertura da Copa do Mundo?

Atrações musicais ainda poderão ser confirmadas até o dia da cerimônia que marcará, neste domingo (20/11), o início do Mundial do Catar

17/11/2022 10:25 / atualizado em 17/11/2022 10:32
compartilhe
Estádio Al Bayt, palco da cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar
foto: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

Estádio Al Bayt, palco da cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar


 
A Copa do Mundo no Catar terá sua cerimônia de abertura no domingo (20), a partir das 12h (de Brasília), antes da partida entre os anfitriões e o Equador. No Estádio Al Bayt, em Al Khor – a 35km da capital Doha –, as atrações vão entreter e apresentar um pouco da cultura do Catar. 

Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor



 

"The World Is Yours To Take" é o hino oficial do Mundial e será cantado pelo americano Lil Baby, por Nora Fatehi e Jung Kook, membro da banda BTS – que é cogitada como possível atração adicional.

 

Embora seja esperada a participação da colombiana Shakira, a imprensa espanhola já cravou que a ex-esposa do zagueiro Piqué não estará presente. 

Depois de a britânica Dua Lipa se recusar a cantar no evento, a jornalista Adriana Dorronsoro, do "El programa de Ana Rosa", afirmou que o convite feito pela Fifa foi rejeitado pela intérprete de "Waka Waka" (This time for Africa) na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente pelos organizadores da Copa, o Black Eyed Peas pode estar na cerimônia, conforme comentários que circulam nos bastidores.

Além disso, o jornal inglês "The Sun" cogita a participação do cantor Robbie Williams, que se apresentou na Copa da Rússia, em 2018. 

Polêmicas envolvendo o Catar


Embora nem sempre seja tornado público o motivo de alguns nomes terem recusado se ligar ao evento, as críticas ao Catar vem sendo intensificadas, com a proximidade do início do Mundial.

O tratamento cruel com a comunidade LGBTQIA+ e denúncias de mortes de trabalhadores em obras da Copa, conforme relatório do jornal inglês "The Guardian" têm chocado a comunidade internacional. 

Ao desmentir os rumores de participação no evento, Dua Lipa afirmou que só irá ao país quando forem cumpridas promessas relativas a direitos humanos feitas a partir do momento em que o Catar foi escolhido sede da competição. 

A censura também passou a ser uma questão, já que um repórter dinamarquês foi interrompido por agentes catares e proibido de seguir com uma transmissão ao vivo. O jornalista que mostrou as credenciais chegou a ser ameaçado de ter os equipamentos quebrados caso prosseguisse. 

Compartilhe