2

Brasil vacila, perde para Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo

Seleção Brasileira viu sonho do hexa no Catar ruir após desperdiçar muitas chances e ceder empate na prorrogação; croatas esperam Argentina ou Holanda

09/12/2022 14:48 / atualizado em 09/12/2022 21:12
compartilhe
Neymar é consolado por Raphinha após eliminação do Brasil nos pênaltis
foto: Adrian DENNIS / AFP

Neymar é consolado por Raphinha após eliminação do Brasil nos pênaltis



Acabou o sonho do hexacampeonato mundial no Catar. Erros de pontaria, de estratégia e de concentração contra uma Croácia valente e muito experiente resultaram na eliminação do Brasil nas quartas de final nesta sexta-feira (9), no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan. O empate por 1 a 1 ao fim da prorrogação levou a decisão para os pênaltis, que acabaram com vitória croata por 4 a 2.
 
 
O adversário da Croácia sairá do duelo entre Argentina e Holanda, que se enfrentam ainda nesta sexta, a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Icônico de Lusail. A semifinal está marcada também para Lusail, às 16h da próxima terça (13).

Num primeiro tempo equilibrado, foram raras chances de gol. Na etapa final, o Brasil melhorou e criou grandes oportunidades, mas as desperdiçou - ora por falta de pontaria, ora por grandes intervenções do goleiro Livakovic. Ofensivamente, a Croácia pouco fez.

A dinâmica do segundo tempo se repetiu na metade inicial da prorrogação, com o Brasil criando mais. Aos 15 minutos, Neymar tabelou com Paquetá, driblou Livakovic e marcou. O camisa 10, que vivia uma noite apagada, igualou Pelé como o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 77 gols.

Na metade final do tempo extra, o Brasil viu a Croácia avançar as linhas. Mas foi em um contragolpe, numa falha estratégica brasileira, que os croatas empataram. Petkovic chutou de fora, a bola desviou em Marquinhos e morreu no fundo das redes. A disputa, então, foi para os pênaltis.

A Croácia acertou todas as cobranças e venceu por 4 a 2. Pelo lado brasileiro, Rodrygo parou em defesa de Livakovic - grande nome da partida - e Marquinhos chutou o último pênalti na trave. Neymar, o quinto da lista, nem chegou a bater.

Fotos de Croácia x Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo



Equilíbrio e poucas chances


O técnico Titeoptou por manter o time que mandou a campo na vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, pelas oitavas de final. Já Zlatko Dalic promoveu a volta do lateral-esquerdo Sosa, recuperado de virose, e escalou Pasalic do lado direito do ataque croata.

Não foi exatamente um primeiro tempo de muitas chances de gol. Brasil e Croácia fizeram um jogo muito equilibrado, em que os marcadores levaram a melhor na maioria dos duelos individuais e coletivos.

As melhores oportunidades foram do Brasil, com Vinícius Júnior e Neymar, pelo lado esquerdo do ataque, mas não exigiram defesas difíceis de Livakovic. A Croácia atacou mais pela direita, setor de Pasalic, mas tampouco criou chances claras.
 
 

Livakovic impede gol do Brasil


O segundo tempo começou frenético, com um quase gol contra a favor do Brasil. A Seleção Brasileira também reclamou de um possível pênalti aos três minutos por bola no braço, mas a arbitragem de campo e o VAR assinalaram impedimento.

Depois, Neymar - que vivia noite apagada - e Lucas Paquetá perderam grandes oportunidades de dentro da área, mas pararam em Livakovic, que foi se transformando em um nome importante da partida. Aos poucos, o Brasil passou a ter um maior controle ofensivo da partida e encurralou a Croácia no campo de defesa.

Ao longo do segundo tempo, as duas seleções trocaram peças ofensivas. No Brasil, Tite colocou Antony e Rodrygo nas vagas de Raphinha e Vinícius Júnior, respectivamente. As chances apareceram, mas Livakovic também. E o 0 a 0 persistiu.

Fotos das torcidas de Croácia e Brasil pelas quartas de final da Copa



Brasil marca, mas falha


Na prorrogação, o cenário não mudou. O Brasil seguiu em cima - o que permitiu a Croácia criar boa oportunidade. Quando o clima do estádio estava tenso, Neymar, enfim, apareceu.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, o camisa 10 iniciou a jogada, tabelou com Paquetá, fintou o goleiro e empurrou para as redes. Alívio e festa nas arquibancadas.

O segundo tempo da prorrogação veio acompanhado de uma Croácia mais ofensiva para tentar o empate. Em um momento em que a Seleção Brasileira tentava segurar a bola na frente, os croatas conseguiram um contragolpe fatal, numa falha estratégica do Brasil. Petkovic chutou de fora da área, a bola desviou em Marquinhos e morreu no fundo das redes. A disputa foi para os pênaltis.

Croácia empatou no fim da prorrogação e avançou nos pênaltis
foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Croácia empatou no fim da prorrogação e avançou nos pênaltis



Croácia 4 x 2 Brasil nos pênaltis


Vlasic abriu o placar para a Croácia
Rodrygo bateu, e Livakovic defendeu
Majer deixou a Croácia em vantagem maior
Casemiro diminuiu para o Brasil
Modric fez o terceiro da Croácia
Pedro fez o segundo Brasil
Orsic fez o quarto da Croácia
Marquinhos chutou na trave

BRASIL 1 (2) X (4) 1 CROÁCIA

Brasil
Alisson; Éder Militão (Alex Sandro, no intervalo da prorrogação), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred, no intervalo da prorrogação) e Neymar; Raphinha (Antony, aos 11' do 2ºT), Vinícius Júnior (Rodrygo, aos 19' do 2ºT) e Richarlison (Pedro, aos 39' do 2ºT)
Técnico: Tite

Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir, aos 5' do 2ºT da prorrogação); Brozovic, Kovacic (Majer, no intervalo da prorrogação) e Modric; Pasalic (Vlasic, aos 27' do 2ºT), Perisic e Kramaric (Petkovic, aos 27' do 2ºT)
Técnico: Zlatko Dalic

Motivo: quartas de final da Copa do Mundo
Data e horário: sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan, no Catar

Gol: Neymar, aos 15' do 1ºT da prorrogação (BRA); Petkovic, aos 12' do 2ºT da prorrogação (CRO)
Cartões amarelos: Danilo, aos 25' do 1ºT, Casemiro, aos 23', e Marquinhos, aos 32' do 2ºT (BRA); Brozovic, aos 31' do 1ºT e Petkovic, aos 12' do 2ºT da prorrogação (CRO)

Público: 43.893 torcedores

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt (Inglaterra) e Gary Beswick (Inglaterra)
VAR: Pol Van Boekel (Holanda)

Compartilhe