2

Conmebol sugere à CBF trocar três estrelas por corações em homenagem a Pelé

No Catar, entidade sul-americana fez evento em reverência ao Rei, que nasceu na cidade mineira de Três Corações

Conmebol fez homenagem a Pelé no Catar, neste domingo (11)
foto: João Vítor Marques/EM/D.A Press

Conmebol fez homenagem a Pelé no Catar, neste domingo (11)

Em Doha, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prestou homenagem a Pelé neste domingo (11) e fez uma sugestão: que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) troque três das cinco estrelas do emblema por três corações, em homenagem ao Rei (veja na galeria abaixo).

Fotos: Conmebol homenageia Pelé no Catar



Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Como jogador, participou da conquista de três dos cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970).


"Agora, neste momento, em que ele está lutando uma outra partida, queremos fazer este reconhecimento e propor à CBF que substitua três das cinco estrelas por três corações em nome de onde vem o Pelé, de onde ele nasceu, de onde nasceu o encanto, o futebol e o jogo bonito", disse o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez.

No evento na capital do Catar, a Conmebol expôs imagens, vídeos, uma escultura e outras instalações em homenagem ao Rei. O que mais chama a atenção é uma camisa da Seleção Brasileira com o escudo da CBD (antiga sigla da CBF) já com os três corações bordados no lugar de três das cinco estrelas.

"É uma responsabilidade da Conmebol e de vocês (imprensa) transmitir para as próximas gerações o que Pelé fez, quem é o Pelé, o que ele fez pelo futebol sul-americano e pelo futebol mundial. Sem dúvida alguma, há um antes e um depois do Pelé no futebol do mundo inteiro", completou.

Nenhum ex-jogador brasileiro esteve no evento. O único ex-atleta a participar foi o argentino Javier Zanetti.

"É uma homenagem importante. Como argentino, é uma honra e um orgulho estar aqui, porque Pelé para mim não tem bandeira. Foi um jogador extraordinário, um dos melhores do mundo. Hoje, que está passando por um momento difícil da sua vida, desejamos de coração toda a força", disse.

O evento foi realizado na "Conmebol Tree of Dreams" (Árvore dos Sonhos, em português), espaço da entidade sul-americana na região central de Doha durante a Copa do Mundo do Catar.

Compartilhe