Cruzeiro

Robinho engrossa relação de negociações frustradas do Cruzeiro na temporada 2015

Em busca de meia, diretoria viu transações malsucedidas ainda em outras posições

Redação

Mosaico composto por jogadores que estiveram em negociação com o Cruzeiro nesta temporada
Depois de considerar que havia apresentado uma proposta “imbatível” a Robinho para os padrões brasileiros, o Cruzeiro viu o atacante ser seduzido pelo poder financeiro de clubes de outros países. O ex-jogador do Santos engrossa a lista de negociações frustradas da diretoria celeste nesta temporada.


Nesta quarta-feira, Robinho agradeceu o interesse do Cruzeiro, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, seu ex-comandante, mas garantiu que não defenderá nenhum clube brasileiro no momento. Ele tem algumas propostas do exterior, como do Querétaro do México e do Guanghzou Evergrande da China, e disse que definirá seu futuro com calma.

"Respeito as propostas do Brasil, mas acho difícil jogar em outro time agora no Brasil que não seja o Santos. Respeito as propostas, Luxemburgo é um excelente treinador, tive a felicidade de trabalhar com ele, mas enfim, estou pensando em sair fora do Brasil. Agora vou descansar e decidir para onde eu vou”, disse.

Com as perdas de cinco titulares em transações no início de 2015, o Cruzeiro foi ao mercado para reforçar o elenco. A principal meta era encontrar um substituto para Everton Ribeiro, mas em mais de um semestre de procura, a diretoria ainda luta para anunciar esse reforço.

Lucas Lima, Valdívia, Cleiton Xavier, Wagner, Ronaldinho Gaúcho... Foram diversas as negociações malsucedidas por um armador. Entretanto, as frustrações não se resumiram apenas a essa posição. Relembre, abaixo, as tentativas de transações que não foram concluídas com êxito pela diretoria cruzeirense.

Clique no nome dos jogadores para ler a reportagem da época.

Zagueiros
Henrique (Napoli-ITA)
Com Dedé lesionado, o Cruzeiro foi em busca de um zagueiro para a disputa da Copa Libertadores. Presente na última Copa do Mundo, Henrique esteve próximo da Toca, segundo o presidente Gilvan de Pinho Tavares.

Leandro Almeida (Coritiba) foi para o Palmeiras
Comandado no início da carreira por Marcelo Oliveira, o zagueiro foi um pedido do treinador à diretoria, mas os valores pedidos pelo Coritiba afastaram a possibilidade de um acordo.

Dória (Olympique de Marselha) – foi para o São Paulo
Dória foi mais um alvo na tentativa de encontrar um substituto para Dedé. Sem espaço com o técnico argentino Marcelo Bielsa no Olympique de Marselha, o jogador revelado pelo Botafogo acertou com o São Paulo.

Lateral-direito
Rodinei (Ponte Preta)
Indicado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o lateral-direito esteve na pauta cruzeirense, mas a diretoria não conseguiu acordo com a Ponte Preta para que ele fosse liberado.

Volante
Arouca (Santos) – foi para o Palmeiras
Arouca acionou a Justiça do Trabalho para deixar o Santos. Embora apostasse no apoio de investidor, o Cruzeiro perdeu a concorrência com o Palmeiras.

Armadores
Alex (aposentado) – não quis voltar a atuar
Grande ídolo do Cruzeiro, Alex decidiu deixar a carreira de jogador após a última temporada. O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que tentou fazê-lo mudar de ideia e contratá-lo para a disputa da Copa Libertadores.

Alex (Internacional)
Segundo o supervisor de futebol do Cruzeiro, o técnico Marcelo Oliveira rejeitou a contratação do armador que havia sido oferecido à diretoria.

Wagner (Fluminense)
Ex-jogador do Cruzeiro, Wagner foi um dos alvos da diretoria na busca por um meia. Entretanto, o Fluminense não aceitou negociá-lo.

Robinho (Coritiba) – foi para o Palmeiras
Jogador pretendido pelo técnico Marcelo Oliveira, Robinho ficou mais distante da Toca da Raposa depois da saída do diretor Alexandre Mattos.

Cristian Rodríguez (Atlético de Madrid) – foi para o Grêmio e já voltou à Europa
O Cruzeiro chegou a ter acerto salarial com "Cebolla", mas não ficou satisfeito com o período de cessão oferecido pelo Atlético de Madrid.

Cleiton Xavier (Metalist) – foi para o Palmeiras
Cleiton Xavier se desvinculou do Metalist-UCR após acionar a Justiça. O Cruzeiro entrou em contato com empresários do jogador para manifestar interesse pelo meia, que preferiu retornar ao Palmeiras.

Ronaldinho Gaúcho (Querétaro-MEX) – negocia com Antalyaspor da Turquia
Ex-jogador do Atlético, Ronaldinho chegou a negociar contrato com o Cruzeiro, mas o clube não conseguiu apoio de investidores para bancar os salários.

Lucas Lima (Santos)
Era o sonho da diretoria celeste. O Cruzeiro montou uma operação de guerra para contratá-lo após o Campeonato Paulista. Porém, o Santos rejeitou a proposta feita pela Raposa.

Valdívia (Palmeiras) – foi para o Al-Wahda (Emirados Árabes)
Próximo do fim de contrato com o Palmeiras, Valdívia recebeu proposta do Cruzeiro. No entanto, não houve acerto para que o clube paulista o liberasse antes do vínculo e, assim, os dirigentes cruzeirenses desistiram da negociação.

Quintero (Porto)
Foi oferecido pelo ex-jogador e empresário Deco ao Cruzeiro, mas os problemas físicos do jogador e a dificuldade de liberar o atleta por parte do Porto fizeram com que a negociação fosse encerrada.

Renato Cajá (Ponte Preta)
Segundo o supervisor de futebol do Cruzeiro, Benecy Queiroz, a diretoria conversou com os dirigentes da Ponte Preta quando as equipes se enfrentaram pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Os valores pedidos pelo clube paulista foram considerados altos e a negociação não avançou.

Meia-atacante
Gedoz (Club Brugge-BEL)
O Cruzeiro tinha o interesse na contratação do meia-atacante para que fosse refeita a dupla com o uruguaio De Arrascaeta, mas os altos valores pedidos pela diretoria do Club Brugge, da Bélgica, fizeram o clube desistir da negociação.

Nenê (Al-Gharafa-CAT) – foi para o West Ham (ING)
Desde o fim da temporada 2014 que o Cruzeiro negociava com o meia-atacante. As tratativas, porém, não avançaram e o clube desistiu da contratação.

Atacante
Lucas Barrios (Montpellier-FRA) – foi para o Palmeiras
Além dos diretores, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o seu genro Fabiano tentaram convencer o atacante a jogar no Cruzeiro. Contudo, o empresário do jogador disse que o clube celeste chegou tarde demais na negociação.

Robinho (Santos) - negocia com Guangzhou Evergrande, da China
O atacante foi a última cartada da diretoria até o momento. Depois de uma proposta ‘imbatível’, o Cruzeiro viu o jogador ser seduzido pelos milhões do Guangzhou Evergrande.