2

Há 25 anos, Ronaldo, o Fenômeno, marcava seu primeiro gol pelo Cruzeiro

Aos 16 anos de idade, craque iniciou sua trajetória como artilheiro no clube

05/08/2018 17:29 / atualizado em 05/08/2018 18:58
compartilhe
Jornal Estado de Minas de 6 de agosto de 1993 registrou primeiro gol de Ronaldo pelo Cruzeiro
foto: Estado de Minas/Arquivo

Jornal Estado de Minas de 6 de agosto de 1993 registrou primeiro gol de Ronaldo pelo Cruzeiro

 O Cruzeiro celebrou neste domingo, em suas redes sociais, os 25 anos do primeiro gol de Ronaldo com a camisa azul. Foi na vitória por 2 a 0 sobre o Belenenses, em amistoso realizado no estádio do Restelo, em Lisboa, em 5 de agosto de 1993, que o Fenômeno, à época com 16 anos de idade, iniciou sua trajetória como artilheiro no clube. Ele abriu o placar de cabeça, aos 38 minutos do primeiro tempo, após jogada de Roberto Gaúcho.

Como não há registro fotográfico ou de vídeo do primeiro gol de Ronaldo, o Cruzeiro divulgou uma animação da jogada, produzida pelo site 'Faz meu gol', baseada em registros de jornais da época e em narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

Ronaldo estreou oficialmente pelo Cruzeiro em 25 de maio de 1993, na vitória por 1 a 0 sobre a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, pelas mãos do técnico Pinheiro. Mas foi na excursão a Portugal, em agosto, já com Carlos Alberto Silva no comando do time, que ele ganhou projeção definitiva e conquistou a titularidade.

Em entrevista para o Superesportes no especial Nasce o Fenômeno, publicado em 2013, o técnico Carlos Alberto Silva, falecido em janeiro de 2017, lembrava por que decidiu levar o menino de 16 anos para a excursão em Portugal. “Estávamos com dificuldades para montar o time para ir a Portugal porque tínhamos alguns jogadores lesionados. Pedi ao Benecy Queiroz para conseguir um atacante emprestado ao América ou ao Villa Nova para compor o grupo na viagem. Mas ele me atentou para a chegada do Ronaldo e pediu para eu observá-lo primeiro. Quando logo vi, não tive dúvidas que o levaria".

O técnico decidiu escalar Ronaldo no decorrer do primeiro amistoso, contra o Benfica (1 a 1), no estádio da Luz, em Lisboa, no lugar do centroavante Tôto. Foi a chance que o jovem craque precisava para não sair mais do time cruzeirense. "O estádio estava lotado, e o Ronaldo entrou com personalidade. Fez algumas boas jogadas, mas estava muito bem marcado pelo Mozert, na botinada", brincou, em 2013, Carlos Alberto Silva.

O dia do primeiro gol 

No segundo amistoso, contra o Belenenses, Ronaldo assumiu a titularidade e correspondeu às expectativas de Carlos Alberto Silva ao marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 0. Roberto Gaúcho fez o segundo da Raposa.

O melhor de Ronaldo, contudo, ainda estava por vir. Para Carlos Alberto Silva, um dos gols mais bonitos da carreira do jogador foi marcado na vitória celeste por 3 a 0 sobre o Peñarol do Uruguai, no amistoso seguinte. "Vencemos o Belenenses e fomos jogar contra o Peñarol. Viajamos a noite inteira, chegamos cansados e eu temia pela partida", disse. "Em um momento do jogo, Ronaldo pegou a bola, driblou o time inteiro do Peñarol e fez o gol".

O único revés do Cruzeiro foi na partida final da excursão: 3 a 0 para o Porto.

O sucesso de Ronaldo foi imediato. Ao marcar 56 gols pelo Cruzeiro em 58 partidas até agosto de 1994, ele assegurou uma vaga na Copa do Mundo, nos Estados Unidos, e foi negociado com o PSV da Holanda por US$ 6 milhões. Na sequência, jogou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.

No Cruzeiro, Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1993 (8 gols), e do Campeonato Mineiro de 2014, com 22 gols. Pela Seleção Brasileira, marcou 67 gols em 98 partidas.

Momentos de Ronaldo no Cruzeiro



FICHA TÉCNICA

BELENENSES-POR 0 x 2 CRUZEIRO

Belenenses
Figueiredo; Teixeira (Chico Fonseca), Guto, João Pinto, Nito, Emerson, Taira (Vitor Manoel), Mauro Airez, Luiz Gustavo, Cleison, Darci (Gonçalves). Técnico: Abel Braga

Cruzeiro
Paulo César; Paulo Roberto (Zelão), Célio Lúcio, Luizinho (Robson) e Genilson; Ademir, Rogério Lage, Luiz Fernando (Ramon Menezes), Roberto Gaúcho (Nivaldo), Ronaldo (Tôto), Edenílson. Técnico: Carlos Alberto Silva

Árbitro: Victor Reis (POR)
Auxiliares: Carlos Albuquerque (POR) e Florentino Mendonça (POR)

Gols: Ronaldo (38’ 1ºT) e Roberto Gaúcho (5’ 2ºT)
Local: Estádio Restelo, Lisboa (POR)
Data: 05/08/1993 (quinta-feira)
Motivo: amistoso

Compartilhe